dc.date.accessioned |
2024-09-26T11:39:46Z |
|
dc.date.available |
2024-09-26T11:39:46Z |
|
dc.date.issued |
1883 |
|
dc.identifier.citation |
Reforma do Ensino Primário e Várias Instituições Complementares da Instrução Pública: parecer e projeto. Rio de Janeiro: Typographia Nacional. 1883. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259995 |
|
dc.description |
Documento sobre a reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública: parecer e projeto da comissão de instrução pública composta pelos deputados Ruy Barbosa, Thomaz do BomFim Espíndola e Ulysses Machado Pereira Vianna com os tópicos: I- Estatística e situação do ensino popular (p.1); II- Ação do Estado - Ministério da Instrução Pública (p.25); III- Despesas com o ensino público - sua incomparável fecundidade (p.36); IV- Da obrigação escolar (p. 53); V- Da escola leiga (p. 80); VI- Liberdade de ensino (p.104); VII- Métodos e programa escolar (p. 113); VIII- Organização pedagógica (p.222); X- Formação do professorado : escolas norma.es (p.260) Horas de aula por semana (p.227); XIII- Administração - Inspeção (p. 294); XIV- Conselho Superior de instrução nacional (p. 296); XV- Construção de casas escolares (p. 297); XVI- Do fundo escolar (p.302); XVII- Conselhos escolares de paróquia (p.317); XVIII- Higiene escolar (p.324); Conclusão (p.350). Possui 400 páginas. O documento encontra-se no link: https://cpdoc.fgv.br/. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O documento trata do parecer da Comissão da Instrução Pública com o projeto substitutivo sobre a reforma do ensino primário no ano de 1883. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Typographia Nacional |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Profissional Técnico |
pt_BR |
dc.subject |
Reforma do Ensino Primário |
pt_BR |
dc.subject |
Instituição Pública |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.title |
Reforma do Ensino Primário e várias instituições complementares da instrução pública, 1823, RJ. |
pt_BR |
dc.type |
DocsOficiais |
pt_BR |