Abstract:
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O artigo analisa a presença de conteúdos relacionados às Humanidades Digitais nos
currículos dos cursos de graduação que formam profissionais da informação. A metodologia
utilizada inclui pesquisa bibliográfica e investigação documental, com análise das ementas
das disciplinas dos cursos de graduação de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e
Gestão da Informação. Foi empregado o software IRaMuTeQ para a mineração de texto e
realização de nuvem de palavras, análise fatorial de correspondência (AFC) e Classificação
Hierárquica Descendente (CHD). Os resultados indicam que o curso de Gestão da
Informação já incorpora conteúdos das Humanidades Digitais, enquanto os cursos de
graduação de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia ainda seguem abordagens
tradicionais, com pouca ou nenhuma menção às tecnologias digitais. As análises realizadas
evidenciam essa diferença de abordagem, destacando a disparidade na inclusão de temáticas
digitais entre os cursos de graduação analisados. A conclusão do artigo é que há uma
necessidade urgente de atualizar os currículos dos cursos de graduação de Arquivologia,
Biblioteconomia e Museologia para incluir conteúdos relacionados às humanidades digitais. |