PROJETO SENSIDEX: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIGITAL PARA TRABALHAR COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS NA INF NCIA

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PROJETO SENSIDEX: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIGITAL PARA TRABALHAR COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS NA INF NCIA

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dc.contributor UFSC pt_BR
dc.contributor.advisor Ramos, Daniela Karine
dc.contributor.author Nunes, João Mário Basso
dc.date.accessioned 2024-09-15T13:18:23Z
dc.date.available 2024-09-15T13:18:23Z
dc.date.issued 2024-09-14
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259745
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos Departamento de Metodologia de Ensino pt_BR
dc.description.abstract O projeto foi desenvolvido vinculado às atividades realizadas pelo grupo Edumídia e sendo parte da 4ª etapa do Projeto Sensidex, tem como objetivo propor e avaliar um processo de formação de professores sobre competências emocionais e intervenções com o uso do jogo Sensidex na escola. Para a realização da pesquisa foram realizadas três ações formativas, sendo uma disciplina da pós-graduação, um curso de extensão aberto no Moodle e uma workshop no evento “Encontro internacional sobre jogos e mobile learning“, realizado em Portugal, somando no total 37 participantes. O estudo possui natureza aplicada, é uma pesquisa descritiva e utiliza o procedimento de levantamento, com um caráter misto, combinando métodos quantitativos e qualitativos. Os resultados da pesquisa demonstraram que o jogo Sensidex enriquece a formação de professores ao promover o desenvolvimento de competências emocionais, engajando alunos e incentivando a participação ativa e o aprendizado emocional. Apesar de não ser adaptado especificamente para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ajustes nos questionários mostraram que o jogo também é eficaz nesse contexto. O feedback dos professores foi fundamental para maximizar os benefícios, e a aceitação do Sensidex em um workshop em Portugal reafirmou seu valor pedagógico. A expansão do uso de abordagens lúdicas no ambiente escolar é recomendada para uma formação mais completa dos alunos. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject Emoções pt_BR
dc.subject Games pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Funções executivas pt_BR
dc.title PROJETO SENSIDEX: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIGITAL PARA TRABALHAR COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS NA INF NCIA pt_BR
dc.type Video pt_BR


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