Conhecimento e informação como suporte à competitividade organizacional

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Conhecimento e informação como suporte à competitividade organizacional

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dc.contributor UFSC pt_BR
dc.contributor.advisor Rados, Gregorio Jean Varvakis
dc.contributor.author Rebelato, Michele Dürks
dc.date.accessioned 2024-09-14T21:49:45Z
dc.date.available 2024-09-14T21:49:45Z
dc.date.issued 2024-08-15
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259725
dc.description.abstract A Gestão de Processos de Negócios (BPM) busca melhorar continuamente os processos dentro de uma organização, combinando gerenciamento e automação. Em um contexto de foco no cliente, sua participação, interna ou externa, traz conhecimentos que enriquecem a produção e entrega de serviços. Para que as organizações aproveitem essa contribuição, é fundamental que os gestores entendam como ela afeta tanto a empresa quanto os próprios clientes, fazendo os ajustes necessários. Este trabalho de Iniciação Científica teve como objetivo principal analisar como as práticas de gestão de processos podem incluir o cliente no centro das decisões. Para isso, foram desenvolvidos estudos das bases de dados Scopus e Web of Science. Os objetivos específicos incluíram: a) compreender como conduzir uma pesquisa científica; b) realizar uma revisão de estudos sobre gestão de processos e centralidade do cliente; e c) elaborar e submeter um artigo científico. A metodologia envolve capacitações da Biblioteca Universitária da UFSC, orientação, participação em reuniões de laboratório de pesquisa, leitura de artigos científicos e criação de uma matriz de revisão de literatura. A revisão mapeou estudos que abordam a integração do cliente na gestão de processos, resultando em um artigo submetido à Revista de Gestão Organizacional. Os resultados mostram que incluir o cliente como participante ativo nos processos de negócios traz uma visão mais detalhada de como isso pode ser feito. Este estudo proporcionou um entendimento teórico e prático sobre a integração do cliente na gestão de processos, destacando a necessidade de adaptar atividades conforme surgem desafios e capacitando competências para futuras pesquisas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Centralidade do cliente pt_BR
dc.subject BPM pt_BR
dc.subject Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject Coocriação pt_BR
dc.title Conhecimento e informação como suporte à competitividade organizacional pt_BR
dc.type Video pt_BR
dc.contributor.advisor-co Oliveira, Lilian Cristiane Silva de


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IC_Michele Dürks Rebelato.mp4 31.65Mb MPEG-4 video View/Open Vídeo IC 2023/2024

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