Matemática básica: do planejamento da edificação de uma casa ao canteiro de obras

DSpace Repository

A- A A+

Matemática básica: do planejamento da edificação de uma casa ao canteiro de obras

Show full item record

Title: Matemática básica: do planejamento da edificação de uma casa ao canteiro de obras
Author: Martendal, Elaine Lyra
Abstract: Esta dissertação tem o objetivo de elaborar um projeto, que propõe atividades integrando a matemática ao planejamento da edificação de uma casa e de seu canteiro de obras. O intuito é promover o desenvolvimento de conceitos matemáticos sistematizados, competências, habilidades, atitudes e valores que contribuam para a formação integral do estudante. Ao planejar a edificação de uma residência e investigar o canteiro de obras associado, durante as aulas de matemática, busca-se criar situações reais para solucionar problemas e minimizar desperdícios, permitindo ao estudante adquirir conhecimento prático e conceitual. Isso implica a aplicação de diversas metodologias de ensino na construção do conhecimento matemático, o desenvolvimento de estratégias para o pensamento computacional desplugado, a promoção de um planejamento interdisciplinar e a utilização de metodologias ativas. Destaca-se também a incorporação da etnomatemática, fundamentada no conhecimento prático das atividades realizadas por um pedreiro. Propõe-se, assim, um aprendizado contextualizado e significativo, abrangendo conceitos matemáticos nas áreas de aritmética, álgebra, geometria e estatística, além de temas transversais como cidadania, trabalho, saúde e meio ambiente. O objetivo final é proporcionar ao estudante autonomia, criatividade, senso de responsabilidade social e ambiental, valores éticos, respeito às diferenças, autocuidado e consideração pelo próximo, tornando-o um cidadão crítico e protagonista de suas ações.Abstract: This dissertation aims to develop a project that proposes activities integrating mathematics into the planning of house construction and its construction site. The intention is to promote the development of systematized mathematical concepts, competencies, skills, attitudes, and values that contribute to the comprehensive formation of the student. By planning the construction of a residence and investigating the associated construction site during math classes, the goal is to create real-life situations to solve problems and minimize waste, allowing students to acquire practical and conceptual knowledge. This entails the application of various teaching methodologies in building mathematical knowledge, the development strategies for unplugged computational thinking, the pro- motion of interdisciplinary planning, and the use of active methodologies. Additionally, the incorporation of ethnomathematics, based on the practical knowledge of activities carried out by a mason, is highlighted. Thus, a contextualized and meaningful learning experience is proposed, encompassing mathematical concepts in arithmetic, algebra, geometry, and statistics, as well as cross-cutting themes such as citizenship, labor, health, and the environment. The ultimate goal is to provide students with autonomy, creativity, a sense of social and environmental responsibility, ethical values, respect for differences, self-care, and consideration for others, making them critical citizens and protagonists of their actions.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259678
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View
PMTM-P0069-D.pdf 7.288Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar