Title: | A valorização do usuário-pedestre na travessia de rodovias: um estudo sobre passarelas por meio da gestão de design |
Author: | Souza, George André de |
Abstract: |
A interação entre veículos e usuários-pedestres nas cidades apresenta desafios decorrentes do aumento da frota motorizada e ocorrência de acidentes de trânsito. O Brasil tem uma longa história de investimento em rodovias, impulsionado pelo desenvolvimento econômico, resultando na expansão viária e no surgimento de novos municípios, porém, sem um planejamento adequado, acarretando problemas urbanos. A BR-101, um importante via nacional, atravessa vários municípios, influenciando a dinâmica urbana das cidades e gerando dificuldades de travessia para os pedestres, o que contribui para problemas de segurança e segregação socioespacial. As passarelas são soluções comuns para esses problemas, mas enfrentam desafios em sua utilização, como por exemplo esforço físico para a subida, o percurso do usuário-pedestre aumentado e falta de segurança. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as dificuldades enfrentadas pelos usuários-pedestres ao atravessar rodovias utilizando passarelas, por meio de uma abordagem da Gestão de Design. A base teórica para a pesquisa aborda três temas principais: Cidade e Fluxos Urbanos, Travessias (Pontes e Passarelas) e Ergonomia, Design e Gestão. O desenvolvimento histórico das cidades, a função das pontes e passarelas no contexto urbano e a legislação brasileira sobre passarelas são alguns dos aspectos explorados. A Ergonomia e o Design desempenham papéis fundamentais na melhoria do ambiente urbano e na gestão organizacional, visando atender às necessidades e garantir o bem-estar dos usuários. A dissertação adota uma abordagem metodológica composta por duas fases distintas: a Fase 1, dedicada à Fundamentação Teórica, e a Fase 2, denominada Estudo de Caso. Na Fase 2, é realizado um estudo de caso focado no entorno em que se insere a passarela, na passarela situada no município de Biguaçu e nos usuários-pedestres que utilizam a passarela. Essa pesquisa envolve o mapeamento, levantamento e análise das informações coletadas do Entorno, da Passarela e do Usuário-pedestre. Os resultados revelam desafios de segurança e acessibilidade e falta de preocupação com o usuário-pedestre apesar da intensa utilização da passarela. A pesquisa destaca a importância de considerar o contexto urbano específico ao projetar passarelas e promover a caminhabilidade nas cidades. Propostas de melhoria incluem a ampliação da passarela, criação de áreas de descanso e de cobertura, investimento em segurança e adequação das vias de acesso. No entanto, os problemas enfrentados pelos usuários-pedestres exigem uma abordagem mais ampla por parte do poder público, incluindo estudos mais detalhados e planos de ação claros. Abstract: The interaction between vehicles and pedestrian users in cities presents challenges stemming from the increase in motorized fleet and occurrences of traffic accidents. Brazil has a long history of investing in highways, driven by economic development, resulting in road expansion and the emergence of new municipalities; however, without adequate planning, leading to urban problems. The BR-101, an important national route, crosses several municipalities, influencing the urban dynamics of cities and generating crossing difficulties for pedestrians, contributing to safety issues and socio-spatial segregation. Footbridges are common solutions to these problems but face challenges in their usage, but they face challenges in their use, such as physical effort for climbing, increased walking distance for pedestrians, and lack of security. This research aims to identify the difficulties faced by pedestrian users when crossing highways using footbridges, through a Design Management approach. The theoretical framework for the research addresses three main themes: City and Urban Flows, Crossings (Bridges and Footbridges), and Ergonomics, Design, and Management. The historical development of cities, the function of bridges and footbridges in the urban context, and Brazilian legislation on footbridges are some of the aspects explored. Ergonomics and Design play fundamental roles in improving the urban environment and organizational management, aiming to meet users' needs and ensure their well-being. The dissertation adopts a methodological approach composed of two distinct phases: Phase 1, dedicated to Theoretical Foundation, and Phase 2, called Case Study. In Phase 2, a case study focused on the surroundings where the footbridge is located, on the footbridge itself situated in the municipality of Biguaçu, and on the pedestrian users who use the footbridge is conducted. This research involves mapping, surveying, and analyzing the collected information from the Surroundings, Footbridge, and Pedestrian User. The results reveal safety and accessibility challenges and a lack of concern for the pedestrian user despite the intense use of the footbridge. The research highlights the importance of considering the specific urban context when designing footbridges and promoting walkability in cities. Improvement proposals include expanding the footbridge, creating rest areas and shelters, investing in security, and adapting access roads. However, the problems faced by pedestrian users require a broader approach from the government, including more detailed studies and clear action plans. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259005 |
Date: | 2024 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PGDE0270-D.pdf | 8.873Mb |
View/ |