Validação de conteúdo da versão em português do instrumento do Surgical Intensive Care Unit Optimal Mobilisation Score (SOMS)

DSpace Repository

A- A A+

Validação de conteúdo da versão em português do instrumento do Surgical Intensive Care Unit Optimal Mobilisation Score (SOMS)

Show full item record

Title: Validação de conteúdo da versão em português do instrumento do Surgical Intensive Care Unit Optimal Mobilisation Score (SOMS)
Author: Marques, Vitória Mantovani
Abstract: Introdução: O imobilismo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) acarreta efeitos sistemáticos e negativos. Estudos prévios denotam que a mobilização precoce em pacientes críticos pode tratar as alterações funcionais e melhorar os desfechos clínicos. Instrumentos de avaliação são necessários para guiar o tratamento e reabilitação. Nesse contexto, o instrumento SOMS (Surgical Intensive Care Unit Optimal Mobilisation Score) foi produzido na língua inglesa para avaliar e mobilizar os pacientes na UTI em período pós-operatório. Objetivo: Realizar a tradução e validação de conteúdo da versão em português do instrumento do Surgical Intensive Care Unit Optimal Mobilisation Score (SOMS). Métodos: O estudo possuiu natureza metodológica de tradução, adaptação cultural e validação de conteúdo do instrumento SOMS. A partir da tradução do instrumento, um comitê composto por 8 especialistas avaliou o conteúdo produzido. A validação do instrumento foi realizada de acordo com o grau de concordância entre os especialistas, para isso foram utilizados os métodos de Índice de Validade de Conteúdo IVC = (número de respostas 4 ou 5) / (número total de respostas) com taxa aceitável mínima de 0,80 e Porcentagem de Concordância PC = (número de participantes que concorda) / (número total de participantes) ×100 com taxa aceitável mínima de 90%. Na apresentação dos resultados foi elaborado uma análise descritiva com quadros de valores expressos em contagem (n) e porcentagem (%). Resultados e Discussão: O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) em relação a clareza dos itens analisados pelo comitê de especialistas ultrapassou a taxa de concordância aceitável mínima. Já a Porcentagem de Concordância (PC) não atingiu a taxa aceitável mínima dos itens avaliados em relação a clareza. Conclusão: A validação do conteúdo foi realizada, visto que o instrumento apresentou ótimos níveis de IVC em todos os itens avaliados. Todavia, o instrumento ainda precisa ser revisado devido à baixa PC e enviado para uma nova validação de conteúdo.
Description: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde - CTS Fisioterapia
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/258934
Date: 2024-09-07


Files in this item

Files Size Format View
IC_SOMS_VitoriaMarques.mp4 64.74Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar