Abstract:
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O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema o ensino superior público brasileiro
na perspectiva da garantia do direito à educação, buscando problematizar a assistência
estudantil na particularidade da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. O
objetivo geral da pesquisa consiste na apreensão dos condicionantes que incidem na
permanência estudantil e as possibilidades de efetivação do Programa de Assistência
Estudantil da UDESC frente às demandas estudantis e os objetivos específicos foram
delineados para o seu alcance. A pesquisa possui abordagem quanti-qualitativa e foi
estruturada em três seções: a historicidade sobre a assistência estudantil no contexto brasileiro
e o contexto da permanência estudantil na UDESC; o Programa de Assistência Estudantil da
UDESC e a análise dos dados obtidos que tratam sobre a percepção dos(as) estudantes sobre o
tema. Os resultados da pesquisa mostram que, em sua maioria, os(as) estudantes que acessam
ao programa de assistência da UDESC possuem um perfil jovem, constituído por mulheres,
brancas, solteiras, brasileiras e em maior número, são naturais de Santa Catarina. Além disso,
a questão da burocracia aparece como principal dificuldade apontada pelos acadêmicos(as) no
acesso ao programa. Desse modo, torna-se possível compreender que a permanência
estudantil é um fenômeno complexo que demanda o seu deciframento para além dos
benefícios financeiros, pois diz respeito às diferentes dimensões que atravessam a educação
pública em nosso país. |