Abstract:
|
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar o fenômeno da infrequência escolar no estado de Santa Catarina, a partir dos dados do sistema APOIA dos últimos cinco anos, de modo especial aqueles inter-relacionados ao trabalho infantojuvenil, uma vez que é considerado um fenômeno de múltiplas causalidades. Como objetivos específicos destacam-se: Abordar a construção sócio histórica e o papel do trabalho na formação do ser social na sociedade capitalista, compreendendo o movimento histórico de substituição de crianças nas fábricas, para crianças nas escolas; Compreender a dinâmica de organização do sistema de ensino público brasileiro ao longo da história; Analisar o papel assumido pela escola pública brasileira na educação da classe trabalhadora; Abordar inter-relações existentes entre trabalho infanto-juvenil e a evasão escolar; e finalmente analisar os elementos que caracterizam os índices de evasão e infrequência escolar no Estado de Santa Catarina a partir dos dados da PNAD contínua (2020 e 2022), como também os dados do sistema APOIA dos anos de 2019 a 2022. A metodologia utilizada fundamentou-se nos conceitos de pesquisa quanti-qualitativa com pesquisa bibliográfica e pesquisa documental com coleta de dados na base de dados da PNAD Contínua (IBGE) e sistema APOIA/SC. Como resultados, pode-se verificar que a evasão escolar permeia várias esferas da vida do estudante e sua família, sobretudo relacionada às condições materiais e/ou imateriais, tais condições implicam diretamente no desenvolvimento e na permanência do mesmo na educação. |