Abstract:
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O presente trabalho intenciona explorar elementos teóricos e práticos da Física
Nuclear, tendo como objetivo fornecer uma base teórica com reflexões direcionadas
ao professor que pretende abordar tópicos de Física Moderna e Contemporânea no
ensino médio e que esteja comprometido com uma formação emancipatória. Nesse
sentido, considera-se a questão energética e as usinas nucleares como tema
central, instigando uma abordagem contextualizada que contemple uma educação
emancipadora e comprometida com as demandas locais dos estudantes brasileiros.
A escolha do tema se justifica dado o potencial nuclear brasileiro, as demandas
energéticas do século XXI e a relevância da pesquisa nuclear no Brasil. Para dar
subsídios, buscamos trabalhos sobre o tema, em especial trabalhos com enfoque
CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), sensíveis ao contexto regional e na
educação emancipatória freiriana. Buscamos adotar referenciais teóricos críticos e
coerentes com as demandas regionais acerca do desenvolvimento econômico e
científico-técnico, para isso nos orientamos pelo Pensamento Latino-Americano em
Ciência Tecnologia e Sociedade (PLACTS), balizado pelas ideias de Freire e pela
tese centro-periferia. Como resultado trazemos algumas reflexões que podem
contribuir com o ensino da Física Nuclear no território brasileiro. |