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O Movimento de Educação do Campo surgiu no final dos anos 1990 pela necessidade de garantir acesso à educação para as comunidades majoritariamente camponesas, que historicamente enfrentam a falta de políticas públicas em seus territórios. Com isso, em 2007 o Ministério da Educação (MEC) criou o Programa PROCAMPO para apoiar a implementação de cursos regulares de Licenciaturas em Educação do Campo (LEDOCs) em todo o país. Esses cursos e a formação docente estão organizados em áreas do conhecimento, como Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas e Sociais, Linguagens e Ciências Agrárias, na perspectiva interdisciplinar como um caminho possível e viável para manutenção das escolas. Assim, esta investigação teve como objetivo mapear as publicações de dissertações e teses acerca da interdisciplinaridade nas Licenciaturas em Educação do Campo (LEDOCs) na área do conhecimento das Ciências da Natureza e Matemática. A pesquisa é do tipo bibliográfica e foi utilizada para consulta a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Como resultado obtivemos 13 trabalhos, sendo 4 dissertações e 9 teses, desses a maior parte das publicações são provenientes do Sul do país. Estes foram publicados entre 2017 e 2022, sendo este último com o maior número de publicações de teses e dissertações. Uma possível hipótese para não ter publicações em 2021 e um número mais expressivo em 2022 pode ser devido a pandemia de Covid-19 que ocorreu no país e no mundo, pois no ano de 2020, o projeto de Lei 4413/20 prorrogou por um ano o prazo para todos pós-graduandos por conta da pandemia. Dentre o foco das pesquisas emergiram as categorias: especificadas das LEDOCs e práticas formativas. Quatro trabalhos apresentaram com maior ênfase às especificidades e reflexões acerca da formação docente em Licenciatura em Educação do Campo nas Ciências da Natureza e a maior parte das pesquisas trouxeram de alguma forma ações voltadas a práticas formativas em formação inicial, continuada de docentes egressos e/ou dos professores formadores. Em relação às palavras-chaves o termo “Educação do Campo” foi identificado em todos os trabalhos. O perfil dos autores demonstrou que apesar de todas as publicações serem relacionadas à Educação do Campo, a maioria dos autores não possui formação relacionada à Educação do Campo diretamente, e sim de outras licenciaturas que, embora sejam a maioria da área das Ciências da Natureza, não abrangem o contexto da Educação no Campo. Quando analisados os grupos de pesquisas dos autores, apenas dois apresentam interesse ao mesmo tempo na Educação do Campo e na interdisciplinaridade. Por fim, com base nos resultados é possível sinalizar que ainda há carência acerca de pesquisas que abordem sobre interdisciplinaridade nas Licenciaturas em Educação do Campo na área de Ciências da Natureza. Agradecimentos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). |
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