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A nanociência e a nanotecnologia emergem como campos interdisciplinares essenciais que exploram e manipulam materiais em escala atômica e molecular. Essas áreas oferecem potencial para inovações significativas em diversos setores, incluindo eletrônica, medicina, energia e meio ambiente. A importância dessas disciplinas está na capacidade de criar materiais e dispositivos com propriedades únicas e sob medida, possibilitando avanços tecnológicos que podem resolver desafios complexos e melhorar a qualidade de vida global. A pesquisa tem como objetivo analisar e discutir como o ensino de nanociência e nanotecnologia está sendo abordado na educação básica. Foca-se na análise de produtos educacionais, que são materiais ou recursos pedagógicos desenvolvidos para apoiar o ensino e a aprendizagem em diversos contextos educacionais, produzidos no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Utiliza-se uma metodologia de análise de conteúdo, onde materiais de dissertações de mestrado que abordam a criação e implementação de produtos educacionais são examinados. A metodologia envolve a busca e seleção criteriosa dos materiais, leitura flutuante, codificação de dados utilizando categorias pré-determinadas e análise dos dados para identificar padrões e tendências relevantes. A pesquisa revela que a inclusão de produtos educacionais bem-estruturados, adaptados ao nível de compreensão dos alunos e baseados em uma pedagogia crítica e reflexiva, pode melhorar significativamente a aprendizagem e o interesse dos alunos por nanociência e nanotecnologia. A aplicação prática de um produto educacional específico em um ambiente educacional real demonstrou sua eficácia e aplicabilidade. Conclui-se que os produtos educacionais desempenham um papel importante para o ensino de nanociência e nanotecnologia na educação básica, facilitando a compreensão de conceitos complexos e apoiando a formação de professores e o engajamento dos alunos. |
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