Abstract:
|
Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa a interseção e a confluência entre três
áreas: Educação do Campo (EC), Educação Ambiental (EA) e Educação
Socioambiental (ESA). A pesquisa busca integrar referências acadêmicas, literárias e
vivências de pensadores indígenas e quilombolas para construir uma compreensão
abrangente desses campos, fundamentada na prática docente e em experiências
pessoais e profissionais. A análise se concentra nas diretrizes e práticas associadas
a essas áreas, destacando experiências como educadora no Ensino Fundamental e
na Educação Infantil, com foco em Educação Ambiental em uma escola de
Florianópolis/SC. A pesquisa enfatiza a importância de uma abordagem educacional
que transcenda os limites da sala de aula, promovendo um entendimento crítico e
integrado da realidade. Ao valorizar a diversidade de perspectivas, a educação se
torna um instrumento poderoso para mudanças sociais e ambientais. Essa interseção
propõe um trabalho que visa não apenas explorar teoricamente essas interconexões,
mas também oferecer inspirações de práticas sobre como essas abordagens podem
ser implementadas em contextos educacionais e suas realidades. |