Abstract:
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Este trabalho analisa a relação entre a formação curricular dos geógrafos e as competências
necessárias para a atuação na regularização fundiária rural, com foco nas Universidades
Federais da região Sul do Brasil. A pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva envolveu
revisão bibliográfica, análise das legislações pertinentes e dos currículos universitários de
Geografia. Os objetivos foram: a) analisar as competências dos geógrafos para a
regularização fundiária; b) mapear disciplinas nos currículos das faculdades federais que
contribuem para essa formação; e c) propor melhorias nos currículos para fortalecer a atuação
dos geógrafos na área. Os resultados indicam que, embora algumas disciplinas essenciais,
como Cartografia e Geoprocessamento, estejam presentes, há lacunas significativas,
especialmente em Direito Agrário e Ambiental, Topografia e Sistema de Informações
Geográficas (SIG). Muitas disciplinas cruciais são oferecidas como optativas, exigindo
conhecimentos adicionais fora da formação obrigatória. O trabalho sugere que as
universidades revisem e atualizem seus currículos, incorporando ou fortalecendo disciplinas
que abordem diretamente a prática da regularização fundiária, para alinhar melhor a formação
acadêmica com as demandas profissionais e sociais nessa importante área da Geografia e do
desenvolvimento brasileiro. |