Abstract:
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A temática da generificação das práticas corporais e esportivas merece atenção dentro do ambiente acadêmico e escolar, pois através dos debates que surgem desta temática, é possível superar a noção de que as diferenças existentes entre os gêneros é algo natural e não uma construção histórica, social e cultural. Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar a generificação do corpo e da cultura corporal nas aulas de Educação Física, a partir da percepção de estudantes de Ensino Médio de uma escola estadual de Florianópolis - SC. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e realizou cinco entrevistas semiestruturadas com estudantes de Ensino Médio, dos 2° e 3° anos, caracterizando-se como uma amostragem por conveniência. Como resultado, esta pesquisa traz que há uma generificação do corpo nas aulas de Educação Física escolar, na qual os/as estudantes descrevem a separação entre gêneros como algo recorrente nas aulas. Além disso, os/as estudantes também apresentam o entendimento de gênero enquanto uma identidade de gênero e corpo como um interativo social e algo fragmentado. Outro ponto que os/as estudantes apresentam é a da falta de debate sobre os temas corpo e gênero nas aulas de Educação Física escolar, ademais descrevem um foco esportivo que acaba perpetuando a divisão entre meninos e meninas. A partir do exposto, conclui-se que há uma necessidade de mais estudos que abordem a visão dos/as estudantes de Ensino Médio sobre as relações de gênero e debates quanto à generificação do corpo nas aulas de Educação Física Escolar, bem como faz-se necessário discutir sobre a generificação dentro da escola e do ambiente universitário., Uma das limitações apresentadas neste trabalho, é a baixa participação dos meninos e um dos pontos fortes é justamente poder apresentar o olhar de estudantes quanto às questões relacionadas à gênero nas aulas de Educação Física escolar. |