Abstract:
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Este trabalho visa analisar publicações sobre a Reforma do Ensino Médio em periódicos acadêmicos da área de Sociologia. Como objetivos específicos, destacam-se: a) caracterização da presença da disciplina escolar de Sociologia no EM; b) análise dos documentos legais acerca da Reforma do EM de 2017; e c) caracterização e análise dos trabalhos publicados nos periódicos acerca das implicações para Reforma do EM de 2017 para o ensino de Sociologia. Acerca dos procedimentos metodológicos utilizados, esta é uma pesquisa documental nos quais utilizou-se a análise de conteúdo como instrumento analítico. Ao total, foram analisados 89 artigos publicados o portal Periódicos CAPES. Após a leitura dos resumos e de 38 trabalhos, de forma integral, elaborou-se um banco de dados, reunindo e organizando informações sobre os trabalhos, quais sejam: a saber: autoria, região de vínculo de autores, momento de publicação e foco de pesquisa. Como principais resultados alcançados, identificou-se que um grande número de produções: a) possui apenas uma autoria; b) possui vínculo com instituições de ensino e de pesquisa do sudeste; c) está pulverizada em inúmeros periódicos; d) foi publicada após 2020, três anos após a publicação da lei que dei início à reforma; e) versa sobre as implicações curriculares da reforma, lançando mão do uso de documentos, sobretudo legislativos, para as análises. É comum nos textos, a identificação de críticas dos autores acerca da reforma do EM de 2017, sobretudo a respeito da disciplina de Sociologia estar vinculada à “estudos e práticas”, não consistindo em uma disciplina curricular obrigatória. Além disso, discute-se o potencial que a Sociologia tem para o desenvolvimento de uma formação crítica na juventude e os sentidos formativos em disputa neste momento, em que demandas do mercado de trabalho tem se imposto em detrimento de uma formação mais ampla, crítica e de qualidade dos estudantes desta etapa da educação básica. |