A cultura do campo no feed e na cidade: algumas reflexões sobre design e sustentabilidade

DSpace Repository

A- A A+

A cultura do campo no feed e na cidade: algumas reflexões sobre design e sustentabilidade

Show full item record

Title: A cultura do campo no feed e na cidade: algumas reflexões sobre design e sustentabilidade
Author: Dias, Josana Mattedi Prates; Engler, Rita de Castro
Abstract: O artigo trata do estudo de caso de uma loja do Velho Mercado Novo em Belo Horizonte, ocupação recente que reutiliza espaços e objetos no tradicional Mercado Novo da cidade. O estudo do Café Jetiboca revela não só o gosto pelo que é velho, mas também a recriação de vínculos entre o campo e a cidade por meio do design. A representação de uma cultura rural artesanal se dá em múltiplas escalas e suportes, envolvendo ambiências físicas e virtuais. O referencial da pesquisa trata do debate sobre a cultura do consumo e a busca pela sustentabilidade. As teorias do design ampliam a discussão quando argumentam sobre a necessidade de reconstituição cultural focada no cotidiano e em seus contextos. Na busca por essa transformação cultural, as ações de design empreendidas mostram o desejo por outras formas de vida, novos hábitos que estimam a memória em vez de uma renovação constante.The article concerns a case study of a store at Velho Mercado Novo (Old New Market) in Belo Horizonte, a recent occupation that reuses spaces and objects in the city’s traditional Mercado Novo. The study of Café Jetiboca reveals a taste for the old, but also the recreation of bonds between the countryside and the city through design. The representation of artisanal, rural culture takes place in multiple scales and supports, in physical and virtual environments. The research framework is the debate between consumerist culture and the search for sustainability. Design theories complement the discussion when they argue for the necessity of cultural reconstruction focusing on daily life and its contexts. When seeking this cultural transformation, the design actions taken show a desire for other ways of life and new habits that value memory instead of constant renewal.
Description: O artigo trata do estudo de caso de uma loja do Velho Mercado Novo em Belo Horizonte, ocupação recente que reutiliza espaços e objetos no tradicional Mercado Novo da cidade.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/256941
Date: 2024-08-07


Files in this item

Files Size Format View
14.pdf 468.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar