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Esta pesquisa tem como objetivo avaliar as habilidades digitais dos estudantes de Ciências
Contábeis em universidades federais brasileiras e sua adequação às demandas do mercado em
rápida transformação digital. O estudo foi desenvolvido junto a 157 estudantes de 18
instituições federais brasileiras, que cursam a partir da 6ª fase do curso de Ciências Contábeis.
Os resultados revelaram que menos de metade dos estudantes que participaram do estudo
efetivamente trabalham na área, e que estes estão concentrados em vagas do departamento
contábil e fiscal. Pesquisar, coletar, analisar e gerenciar dados, informações e conteúdos
digitais, manter-se constantemente atualizado e proteger os dados pessoais e a privacidade são
as competências apontadas pelos respondentes como centrais para os estudantes de Ciências
Contábeis enfrentarem os desafios da Sociedade Contemporânea. No que se refere ao
desenvolvimento das competências digitais, a maior parte dos respondentes se percebe em
processo de aprendizado para dominá-las, sendo essa percepção melhor entre os alunos que já
possuem outra graduação. Como principais conclusões, o estudo ressaltou a importância de
reformas curriculares para garantir a relevância da formação contábil diante dos desafios da
transformação digital. |
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