dc.description.abstract |
Introdução: A violência contra a mulher é um problema atual, que acomete as mulheres independente de idade ou classe social, causando danos físicos e/ou psicológicos. A Atenção Primária em Saúde (APS) é uma das principais portas de entrada e possui um importante papel no acolhimento de vítimas de violência. Possibilitando uma abordagem com ética e segurança que visa a prevenção, promoção e recuperação da saúde das vítimas de violência.
Objetivo Geral: Identificar o discurso do profissional enfermeiro da Atenção Primária em Saúde sobre o ciclo da violência contra as mulheres.
Objetivo Específico: Relatar principais dificuldades encontradas pelos profissionais, diante do atendimento das vítimas e compreender a importância do profissional com base no acolhimento realizado.
Método: Estudo de característica qualitativa exploratória realizado em Centros de Saúde de Florianópolis, dentre os participantes da pesquisa estão 2 enfermeiros, sendo 1 enfermeiro do CS Cachoeira e 1 do CS ingleses, os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas. A análise foi realizada com base no método de Minayo.
Resultados: Destaca-se a importância do acolhimento e principalmente da escuta ativa nesses casos, a dificuldade dos profissionais em estarem capacitados para realizar os atendimentos e a dificuldade das mulheres em se desvencilhar da relação abusiva.
Considerações Finais: O enfermeiro possui um papel importante no acolhimento das vítimas de violência, através da escuta ativa e orientações adequadas favorece com que a vítima se empodere, melhore a sua autoestima, enxergue as suas qualidades e possa se sentir segura em sair do ciclo de violência. |
pt_BR |