Decodificando a comunicação em redes automotivas: engenharia reversa na comunicação de centrais veiculares

DSpace Repository

A- A A+

Decodificando a comunicação em redes automotivas: engenharia reversa na comunicação de centrais veiculares

Show full item record

Title: Decodificando a comunicação em redes automotivas: engenharia reversa na comunicação de centrais veiculares
Author: Ribeiro, Cliff Alves
Abstract: O presente projeto de final de curso tem como objetivo documentar a comunicação veicular via rede CAN para o futuro desenvolvimento de uma ferramenta de diagnóstico automotivo eficiente e adaptada às especificidades do mercado brasileiro, utilizando engenharia reversa para decodificar os protocolos de comunicação proprietários (do fabricante) da unidade de controle eletrônico do motor. O estudo selecionou o veículo Peugeot 208 I [2015] - 1.5 8V Flex 89/93cv (TU4-YFY) com central do motor VALEO V34.5 como objeto de análise, aplicando as ferramentas de software CANoe e de hardware VN1630 log para coletar e simular dados de comunicação veicular. A metodologia incluiu a coleta de dados, análise, desenvolvimento de simulações e validação com aparelhos de diagnóstico automotivo. A pesquisa destacou a importância de soluções de diagnóstico precisas e padronizadas para reduzir falhas, aumentar a eficiência das oficinas e diminuir os custos operacionais. Os resultados obtidos demonstraram a eficácia da abordagem proposta, com a documentação detalhada dos dados coletados e a validação das simulações, proporcionando um alicerce robusto para o desenvolvimento de scanners automotivos mais assertivos e confiáveis. A aplicação prática deste trabalho visa contribuir significativamente para o setor de engenharia e reparação automotiva, melhorando a qualidade e a segurança dos serviços oferecidos.This final project aims to document vehicle communication via the CAN network for the future development of an efficient automotive diagnostic tool tailored to the specificities of the Brazilian market. It involves reverse engineering to decode proprietary communication protocols from the engine control unit manufacturer. The study selected the Peugeot 208 I [2015] - 1.5 8V Flex 89/93hp (TU4-YFY) with VALEO V34.5 engine control unit for analysis, utilizing CANoe software and VN1630 hardware log tools to collect and simulate vehicle communication data. The methodology included data collection, analysis, simulation development, and validation with automotive diagnostic equipment. The research highlighted the importance of accurate and standardized diagnostic solutions to reduce failures, increase workshop efficiency, and lower operational costs. The results demonstrated the effectiveness of the proposed approach, providing detailed documentation of collected data and validation of simulations, laying a robust foundation for the development of more precise and reliable automotive scanners. The practical application of this work aims to significantly contribute to the automotive engineering and repair sector, enhancing the quality and safety of offered services.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Controle e Automação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/256667
Date: 2024-07-11


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC.pdf 10.45Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar