Abstract:
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Este trabalho aborda a interseção entre o Serviço Social e a Educação Popular, na
dimensão político-pedagógica intrínseca à prática profissional. A pesquisa visa
aprofundar o debate sobre a necessidade de uma prática alinhada com a educação
comprometida com o pensamento crítico, em conformidade com os princípios do
Projeto Ético-Político do Serviço Social. O objetivo geral deste trabalho é
compreender e evidenciar as contribuições da Educação Popular para o
fortalecimento do Projeto Ético Político Profissional do Serviço Social. Os objetivos
específicos incluem mapear e identificar os conceitos e princípios da Educação
Popular no contexto do Serviço Social, explorar como a aproximação com essa
perspectiva educacional pode impulsionar a construção de uma práxis profissional
crítica e transformadora a partir da analisar as produções teóricas na área do
Serviço Social que dialogam com a Educação Popular no período de 2010 a 2022. A
pesquisa bibliográfica adotou uma abordagem metodológica dialética, qualitativa e
quantitativa. A pesquisa desempenhou um papel crucial ao ampliar nossa
compreensão sobre a relevância da relação entre a Educação Popular e o Serviço
Social, desde o processo de reconceituação até a contemporaneidade, na busca
pela superação do conservadorismo na profissão e das práticas de educação
bancária dentro e fora da academia, além disso a pesquisa destacou a necessidade
de uma abordagem profissional alinhada às demandas éticas e políticas
emergentes, em consonância com os princípios do Projeto Ético-Político da
profissão, e, simultaneamente, contrapondo-se aos interesses do capital. |