Abstract:
|
O objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi analisar os obstáculos enfrentados pelas
crianças e adolescentes imigrantes ao ingressarem no sistema educacional básico no
município de Florianópolis. Os objetivos específicos incluem a caracterização das crianças e
adolescentes imigrantes na região de Florianópolis, a identificação das dificuldades que
afetam seu acesso à educação básica e a reflexão sobre estratégias que possam contribuir para
superar esses obstáculos. Para trazer essa discussão à tona, é importante contextualizar os
fluxos migratórios internacionais, especialmente em nível local, além de considerar o tema em
conjunto com a estrutura da sociedade capitalista, que intensifica as expressões da questão
social quando combinadas a um contexto de precarização das políticas públicas. Através de
uma abordagem qualitativa explicativa, a pesquisa teve como objetivo investigar os
fenômenos concretos que frustram as tentativas de integração em um novo país e o acesso a
direitos básicos, como o direito à educação. As conclusões apontam que as principais
dificuldades enfrentadas pelas crianças e adolescentes imigrantes são as barreiras linguísticas,
o preconceito, a xenofobia, o racismo e as dificuldades de comunicação e integração das
famílias no ambiente escolar. |