Abstract:
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O trabalho tem como objetivo geral analisar as informações sobre o auxílio creche da
Assistência Estudantil da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC com o intuito de
pensar as condições para a permanência das estudantes mães na Universidade. Para tanto, os
objetivos específicos buscaram levantar as informações sobre o atendimento a estudantes
mães da UFSC e refletir sobre as estratégias de permanência direcionadas às estudantes mães.
A metodologia foi desenvolvida a partir da preparação, elaboração do projeto, realização dos
levantamentos de dados sobre o auxílio creche, pesquisa documental nos documentos
institucionais e legislação e revisão bibliográfica em referências da área. Dessa forma, adotou-
se uma metodologia de natureza quali-quantitativa, voltada à coleta de dados e informações
sobre a Coordenadoria de Assistência Estudantil (COAes), extinta para a criação do
Departamento de Permanência Estudantil (DPE/UFSC). Por fim, conclui-se com este trabalho
é necessário que se tenha um estudo mais aprofundado sobre as políticas de permanência
estudantil para as mães no ensino superior, visto a ausência de referências sobre o tema. O
aprofundamento dessa discussão faz-se necessário para que haja igualdade e equidade a
todas/os as/os estudantes, sem nenhuma forma de exclusão. Entendeu-se que, através da
educação emancipadora, se percorre um longo caminho, dando início a uma educação mais
democrática, assim tornando-se detentores do conhecimento dos seus direitos |