Abstract:
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A pandemia da COVID-19 assolou o mundo todo a partir de 2020 e trouxe inúmeros
desafios nas diferentes dimensões da vida social, sejam elas econômicas, políticas e
sociais. Tratando-se de uma pandemia global, mobilizou instituições públicas e
privadas, famílias e sujeitos a reorganizaram suas vidas no intuito de seguir as
recomendações de saúde para enfrentamento da crise sanitária. Nesse contexto, o
presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto gerado pela pandemia de
COVID-19 na assistência estudantil das universidades brasileiras, tendo como lócus
de análise a Universidade Federal de Santa Catarina. O estudo refere-se a uma
revisão bibliográfica e documental, de abordagem quanti-qualitativa, incluindo
produções científicas que tratassem do tema, bem como documentos institucionais
da UFSC. Compreende-se que a UFSC, assim como as demais universidades do
país, passou por mudanças significativas que culminaram na ampliação das
demandas dos estudantes recebidas pela assistência estudantil. Diante disso, a
universidade precisou agir de forma rápida para ofertar novas ações e programas
que incorporassem a conjuntura pandêmica. Como resultados, apreende-se que a
assistência estudantil da UFSC respondeu rapidamente às problemáticas
intensificadas pela pandemia, permitindo que a maioria dos estudantes ingressasse
no ensino remoto de forma segura e com qualidade. Entretanto, identifica-se
também que a falta de planejamento e os limites orçamentários, institucionais e
humanos, geraram complicações nas ações dispostas, implicando no não
atendimento da totalidade das reivindicações e demandas estudantis. |