Abstract:
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Este trabalho trata da dimensão pedagógica do Serviço Social e sua articulação com
a Educação Popular. De caráter quantitativo e qualitativo, a metodologia baseou-se
no estado da arte sobre o tema em congressos e revistas da profissão, com recorte
temporal de 2002 a 2022, identificando-se as lacunas desse debate na categoria. Na
discussão, utilizou-se além desses textos, autores(as) clássicos(as) do Serviço Social,
referências da Psicologia Social e da Pedagogia ao falar de Educação Popular. Nos
itens do trabalho também se descreveu a contribuição de cada artigo levantado no
estado da arte. Baseando-se no Projeto Ético-Político da profissão, no perfil étnico racial e de gênero de assistentes sociais e usuários(as) e no sofrimento ético-político
muitas vezes enfrentado pela população no momento de acesso aos serviços sociais,
considerou-se relevante pesquisar e aprofundar o debate sobre a inserção profissional
nas relações sociais do cotidiano, identificando a Educação Popular como alternativa
contra-hegemônica de referência na abordagem e desenvolvimento de trabalho, o
qual envolve diálogo horizontal e pode ser potencializado pela partilha de informações
críticas sobre a realidade. |