Abstract:
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A educação de crianças e adolescentes compõem a processualidade histórica da
humanidade e na atual conjuntura, expressa nova mudanças a partir das diferentes
leis implementadas no país. Atualmente, os assistentes sociais têm atuado junto à
educação, lidando diretamente com as expressões da questão social que se
presentificam nas instituições escolares e na vida dos discentes e suas famílias.
Desse modo, o presente trabalho possui como objetivo mapear e analisar a produção
bibliográfica acerca dos determinantes que condicionam o processo de alfabetização
com o intuito de reconhecer as incidências no campo da educação. O presente
trabalho se configura numa revisão bibliográfica e documental, com abordagem
quanti-qualitativa. A proposta metodológica eleita para a elaboração da pesquisa foi o
estado da arte, tendo como universo os periódicos classificados pela CAPES como
A1 e A2 da área do Serviço Social. Como principais resultados das análises realizadas
chegou-se ao quantitativo de 9 artigos que tratavam diretamente da temática proposta
para o estudo. A síntese das produções permite compreender que a educação é
considerada como meio para socialização e aquisição de aprendizados, portanto, tem
uma incidência direta na reprodução social. Desse modo, encontra-se atravessada
por todas as contradições que constituem a estrutura sócio, política e econômica
brasileira. Como consequência, constata-se que a população mais pobre tem sido,
historicamente, a mais afetada pela falta de acesso à educação e, consequentemente,
contribuindo na reprodução das desigualdades sociais. |