Estrategias de marketing aplicadas ao setor agropecuario: uma abordagem para a Fazenda Palmarito

DSpace Repository

A- A A+

Estrategias de marketing aplicadas ao setor agropecuario: uma abordagem para a Fazenda Palmarito

Show full item record

Title: Estrategias de marketing aplicadas ao setor agropecuario: uma abordagem para a Fazenda Palmarito
Author: Salvatierra, Maria Rosario Suarez
Abstract: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo explorar e analisar as estratégias de marketing aplicadas ao setor agropecuário com foco na Fazenda Palmarito. Localizada na cidade de San Javier, no departamento de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, essa fazenda familiar é gerida de forma tradicional e tem como finalidade a comercialização do gado Nelore, além de outras raças de gado bovino, leiteria e animais equinos. A fazenda não possui estratégias de marketing, pois está inserida em um cenário desafiador, em que a adoção de práticas mercadológicas ainda é quase que incipiente na região de Santa Cruz. Portanto, para aproveitar esse espaço e convertê-lo em uma oportunidade, pretende-se identificar as melhores práticas mercadológicas que permitam potencializar a comercialização do gado da fazenda, bem como melhorar seu posicionamento no mercado. Os objetivos específicos deste trabalho são: realizar um diagnóstico detalhado do atual estado do marketing na Fazenda Palmarito; selecionar e justificar as estratégias mercadológicas mais adequadas para a fazenda, considerando suas características, objetivos específicos e o cenário em que está inserida. Para isso, será realizada uma análise organizacional interna e externa. A metodologia consiste em pesquisas qualitativas, descritivas e exploratórias. Concluiu-se que é necessária a implementação de estratégias de marketing bem estruturadas para influenciar as preferências do mercado e aproveitar as oportunidades que podem tornar a fazenda uma das pioneiras na utilização de estratégias de marketing na região.This research aims to explore and analyze marketing strategies applied to the agricultural sector, focusing on Palmarito Farm. Located in the city of San Javier, in the department of Santa Cruz de La Sierra, Bolivia, this family farm is traditionally managed and primarily involved in the commercial breeding of Nelore cattle, alongside other breeds of cattle, dairy, and equine animals. The farm lacks marketing strategies, as it operates in a challenging environment where the adoption of marketing practices is still almost incipient in the Santa Cruz region. Therefore, to capitalize on this space and turn it into an opportunity, the intention is to identify the best marketing practices that can enhance the farm's cattle commercialization and improve its market positioning. The specific objectives of this work are: to conduct a detailed diagnosis of the current state of marketing at Palmarito Farm; to select and justify the most suitable marketing strategies for the farm, considering its characteristics, specific objectives, and the scenario in which it operates. For this, an internal and external organizational analysis will be conducted. The methodology consists of qualitative, descriptive, and exploratory research. It is concluded that the implementation of well-structured marketing strategies is necessary to influence market preferences and seize opportunities that could make the farm one of the pioneers in using marketing strategies in the region.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/256434
Date: 2024-06-26


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_final_Maria ... z_Salvatierra_assinado.pdf 2.399Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar