Abstract:
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Esta revisão de literatura investigou a produção bibliográfica brasileira entre 2014 e
2024 sobre o uso de jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem na
educação básica. A pesquisa mapeou artigos científicos nas bases de dados Scopus
e Web of Science, buscando identificar o impacto do uso de tecnologias
educacionais, em especial de jogos digitais, na educação básica. Os resultados
revelaram um número limitado de estudos sobre o tema no Brasil, em comparação
com outras regiões, como América do Norte e Europa. No entanto, os artigos
selecionados destacaram o potencial dos jogos digitais para engajar os alunos,
promover a aprendizagem ativa e facilitar a compreensão de conceitos complexos. A
pesquisa também apontou para a necessidade de mais estudos sobre o impacto a
longo prazo dos jogos digitais na educação básica e a importância da formação de
professores para o uso efetivo dessas ferramentas. Espera-se que os resultados
desta pesquisa contribuam para a compreensão do papel dos jogos digitais no
processo de ensino e aprendizagem, identificando boas práticas, desafios e lacunas
na sua utilização. |