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Este trabalho tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas durante o período de estágio supervisionado II, sendo este, requisito parcial para obtenção do título de Engenharia de Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina. O estágio foi realizado no Laboratório de Piscicultura Marinha (LAPMAR-I) durante junho de 2010 a novembro de 2011. Nesse período foi possível acompanhar as atividades desenvolvidas no laboratório como o cultivo de microalgas, rotíferos, Artemia e reprodução de robalo-peva (Centropomus parallelus). Além das atividades até então descritas, também foi possível realizar, durante o estágio, um experimento que consistiu na avaliação da utilização de 3% de sais de ácidos orgânicos em dietas para juvenis de robalo-peva durante 30 dias. O presente trabalho teve por objetivo mensurar índices zootécnicos (ganho de peso, sobrevivência, taxa de crescimento específico, conversão alimentar, consumo diário de ração e fator de condição) dos juvenis de robalo-peva suplementados, via dieta, com sais de ácidos orgânicos, acetato de sódio e citrato de sódio e avaliar a microbiota intestinal dos juvenis utilizando meios de cultura seletivos TCBS (Meio de cultura específico para vibrionáceas) e Marine Ágar (Meio de cultura para bactérias heterotróficas totais marinhas). Foram utilizados 3.000 juvenis de robalo-peva, com peso médio inicial de 0,57 ±0,10 g e comprimento médio de 3,65 ±0,19 cm. Após a biometria inicial, estes foram distribuídos aleatoriamente em 12 tanques cilíndricos de 50 L na proporção de 5 juvenis/ L por tanque, com três tratamentos acetato de sódio, citrato de sódio e controle com quatro réplicas para cada, aclimatados durante uma semana. Após as análises foi possível avaliar a inclusão de sais de ácidos orgânicos, acetato de sódio e citrato de sódio, em dietas para juvenis de robalo-peva (C. parallelus). Apesar dos índices zootécnicos (ganho de peso, sobrevivência, taxa de crescimento específico, conversão alimentar e fator de condição) não apresentarem diferença estatística, foi possível obter diferenças significativas no consumo diário de ração e na microbiota existente dentro do trato intestinal. As diversas atividades desenvolvidas durante o estágio possibilitaram o uso na prática do conhecimento teórico adquirido em sala de aula, assim como, o convívio com profissionais da área de produção e pesquisadores, permitiu uma visão mais abrangente da realidade que envolve o engenheiro de aquicultura. |
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