Estratégias de gestão no atendimento da covid-19 na área de saúde do trabalhador: modalidade on-line

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Estratégias de gestão no atendimento da covid-19 na área de saúde do trabalhador: modalidade on-line

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Título: Estratégias de gestão no atendimento da covid-19 na área de saúde do trabalhador: modalidade on-line
Autor: Lima, Hilda Henrique Caranha de
Resumo: O presente trabalho objetiva discutir as estratégias de gestão pela Área de Saúde do Trabalhador nos atendimentos dos trabalhadores com suspeitas ou contaminados pela infecção do novo Coronavírus ou SARS-CoV-2, nome oficial do vírus causador da COVID-19 (inicialmente chamado de n-COV) pela velocidade de transmissão e contaminação foi classificado pela Organização Mundial de Saúde como Emergência de Saúde Pública Internacional em 30 de janeiro e declarada pandemia em 11 de março de 2020, sob a perspectiva dos trabalhadores que foram atendidos presencialmente e que migraram para a modalidade on-line e presencial, como também pelos profissionais de saúde que realizaram os atendimentos, ambos lotados no Hospital Público da Rede Federal do Ministério da Saúde, financiado pelo Sistema Único de Saúde, na cidade do Rio de Janeiro. Para consecução desses objetivos, foram utilizados os estudos de ferramentas digitais, da saúde digital, das novas tecnologias no atendimento dos trabalhadores e de estratégias utilizadas como recurso de gestão durante a pandemia; com o emprego do planejamento estratégico e situacional; adoção de medidas de distanciamento social e do uso da quarentena; afastamento do trabalho visando à mitigação da contaminação desses profissionais que se encontravam no front da pandemia que ao prestar assistência à população também se transformavam em pacientes. Assim, foi realizada pesquisa descritiva, analítica, qualitativa e quantitativa com 34 trabalhadores da saúde e 02 profissionais de saúde, ambos lotados no nosocômio, no período de 17/01/2021 a 17/04/2021, com os critérios de inclusão: maiores de 18 anos e em plena capacidade laboral. Para interpretar e investigar os dados, foram empregados métodos estatísticos, de análises descritivas e inferenciais, notadamente pelo Teste Exato de Fisher. Para averiguação da associação das variáveis qualitativas, os dados foram apresentados por meio de tabelas. Utilizou-se, ainda o Software estatístico R versão 4.3.1 for Windows® para análise dos dados que revelaram o perfil clínico dos profissionais predominantemente infectados por COVID-19, que não pertenciam aos grupos de risco e apresentavam alta taxa de reinfecção e sequelas. Apesar de boa parte da amostra ser composta por atendimentos presenciais, os profissionais consideraram que o atendimento on-line foi satisfatório e que as medidas adotadas serviram para mitigar a propagação do vírus no ambiente de trabalhoThe present paper aims to discuss management strategies in healthcare, by the Occupational Health Area, for healthcare workers with suspected or confirmed cases of the new coronavirus disease or SARS-CoV-2 ? the official name of the virus that causes COVID- 19 (initially called n-VOC, which due to the speed of transmission and contamination was classified by the World Health Organization (WHO) as a pandemic ? from the perspective of the workers who received care in person and who migrated to online modality, as well as the health professionals who provided care to these workers, all of them working in a Federal Public Hospital of the Federal Network of the Brazilian Ministry of Health (MS) financed by the Unified Health System (SUS) ? the Brazilian Public Health Services System ? in the city of Rio de Janeiro. To achieve these objectives, the following resources were used as a measure to mitigate the damage caused by the contamination of workers and health professionals: studies of digital tools, digital health, new technologies to attend workers and strategies used as a management resource during the COVID-19 pandemic; the employment of strategic and situational planning; adoption of social distancing measures and quarantine; absence from work. Indeed, it was crucial to spend special care for the health workers who were continually at the forefront of the pandemic, since, while they were providing healthcare and assistance to the population, they have also turned into patients, needing the same healthcare they were providing to the general population. There- fore, a qualitative, analytical, and quantitative research was carried out, with 34 health workers and 02 health professionals, both working in the hospital, from 01/17/2021 to 04/17/2021, with the following inclusion criteria: over 18 years and in full working capac- ity. To interpret and investigate the data, statistical, descriptive and inferential analysis methods were used, notably Fisher?s Exact Test. To investigate the association of qualita- tive variables, the data were presented in tables. The statistical software R version 4.3.1 for Windows® was also used to analyze the data. The compiled data revealed the clinical profile of these workers who were not included at any group at risk, consisting in reinfected workers. Despite the fact that the major part of the sample was formed by workers who used the face-to-face assistance, these professionals considered that the online service was satisfactory, and the measures adopted were important to block the spread of the virus at work environment
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócioeconômico, Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Controle de Gestão, Florianópolis, 2023
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/256039
Data: 2023


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