Análise Crítica do Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá: Perspectivas sobre Educação para Relações Étnico-Raciais e Gênero

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Análise Crítica do Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá: Perspectivas sobre Educação para Relações Étnico-Raciais e Gênero

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Título: Análise Crítica do Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá: Perspectivas sobre Educação para Relações Étnico-Raciais e Gênero
Autor: Nascimento, Camila Costa do; Oliveira, Daniela Varela de
Resumo: O projeto pedagógico de curso (PPC) é um instrumento que estrutura e fundamenta a gestão acadêmica, pedagógica e administrativa das licenciaturas e bacharelados brasileiros. O estudo busca analisar criticamente a inserção dos estudos de gênero e educação das relações étnico-raciais no PPC do bacharelado em Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A formação e qualificação de trabalhadores da saúde apresenta grandes desafios, atingindo de forma singular pessoas negras, indígenas, quilombolas, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência e altas habilidades, estrangeiros e refugiados que ingressam no ensino superior, tendo em vista as consequências do racismo estrutural sobre suas identidades e os diversos processos históricos e sociais que nelas se interseccionam.The course pedagogical project (PPC) is an instrument that structures and bases the academic, pedagogical and administrative management of Brazilian degrees and bachelor's degrees. The study seeks to critically analyze the inclusion of gender studies and education of ethnic-racial relations in the PPC of the Bachelor's degree in Physiotherapy at the Federal University of Santa Catarina (UFSC). The training and qualification of health workers presents major challenges, affecting black, indigenous, quilombola, LGBTQIAP+ people, people with disabilities and high skills, foreigners and refugees who enter higher education in a unique way, given the consequences of structural racism on their identities and the various historical and social processes that intersect within them.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Fisioterapia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255967
Data: 2024-07-09


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