dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pfitscher, Ricardo José |
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dc.contributor.author |
Baessa, Rodrigo Nathan Frétola |
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dc.date.accessioned |
2024-07-10T19:50:24Z |
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dc.date.available |
2024-07-10T19:50:24Z |
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dc.date.issued |
2024-07-02 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255848 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Mecatrônica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O trabalho aborda a análise e predição da desistência de alunos em cursos de
graduação, utilizando técnicas de mineração de dados educacionais. Utilizaram-se
dados de avaliações de desempenho e sentimentos dos estudantes de duas turmas,
que foram analisados com métodos de aprendizado de máquina e técnicas de divisão
de dados como holdout, subamostragem aleatória e validação cruzada. A seleção de
características considerou os melhores atributos segundo ANOVA, Chi2, GI e RG, e as
métricas de avaliação incluíram acurácia, sensibilidade, precisão e pontuação F1. A
análise evidenciou diferenças significativas entre o desempenho de alunos concluintes
e não concluintes, sugerindo a eficácia das variáveis propostas na construção de
modelos preditivos principalmente com adição do atributo referente ao sentimentos
dos alunos. O estudo contribui para a identificação de fatores críticos que influenciam
a desistência dos alunos, permitindo a implementação de intervenções precoces e
oferecendo uma abordagem robusta para a predição de desistência em contextos
educacionais diversos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This thesis focuses on analyzing and predicting student dropout rates in undergraduate
courses through educational data mining techniques. Data from performance evaluations
and student sentiment from two different classes were analyzed using machine learning
methods and data division techniques such as holdout, random undersampling, and
cross-validation. The feature selection considered the top attributes according to
ANOVA, Chi2, GI, and RG, with evaluation metrics including accuracy, sensitivity,
precision, and F1 score. The analysis highlighted significant differences between
the performance of completers and dropouts, suggesting the effectiveness of the
proposed variables especially with the addition of the attribute referring to the students’
feelings in constructing predictive models. This study contributes to identifying critical
factors influencing student dropout, enabling early interventions, and providing a robust
approach to dropout prediction applicable in various educational contexts. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC. |
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dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Mineração de dados educacionais |
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dc.subject |
Predição de desistência |
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dc.subject |
Análise de desempenho acadêmico |
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dc.subject |
Intervenções precoces |
pt_BR |
dc.title |
Estudo de caso com análise de dados para a detecção da desistência de estudantes em disciplinas ofertadas com apoio do ambiente moodle e sentimentos coletados ativamente por questionários |
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dc.type |
TCCgrad |
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