Abstract:
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O século XXI requer novas habilidades, como a criatividade, que são cada vez mais
valorizadas para um desenvolvimento pessoal e no mercado de trabalho. Assim, a
importância do incentivo da criatividade na educação básica é cada vez mais
reconhecida. Uma das formas de desenvolver essa habilidade é o ensino de
computação por meio de desenvolvimento de aplicativos móveis. Atualmente já
existem diversas iniciativas voltadas a esse fim, porém observa-se em geral a falta
de modelos para avaliar a criatividade de forma válida e eficiente, que possam ser
facilmente aplicados na prática. Uma alternativa para automatizar a avaliação da
aprendizagem de criatividade pode ser o uso de Large Language Models (LLMs),
que, entre outras tarefas, também podem avaliar a criatividade de apps. Porém,
atualmente ainda não existem estudos avaliando a qualidade das avaliações de
criatividade de apps pelos LLMs. Assim, visa-se neste trabalho comparar a
qualidade da avaliação automatizada de criatividade de aplicativos App Inventor
com LLMs com avaliações feitas por juízes humanos e o modelo automatizado
Creassessment. Assim espera-se obter conhecimento sobre a possibilidade em
utilizar LLMs para esta tarefa apoiando a aprendizagem de criatividade como parte
do ensino da computação em escolas no Brasil. |