Pilares da Felicidade Interna Bruta: estratégias adotadas em empresas de tecnologia de pequeno porte

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Pilares da Felicidade Interna Bruta: estratégias adotadas em empresas de tecnologia de pequeno porte

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Title: Pilares da Felicidade Interna Bruta: estratégias adotadas em empresas de tecnologia de pequeno porte
Author: Pedro, Laine Martins
Abstract: Este estudo tem como objetivo realizar uma comparação entre as iniciativas do área de gestão de pessoas e os elementos essenciais do Índice de Felicidade Interna Bruta (FIB). Para alcançar esse fim, adotou-se um método que envolveu uma revisão crítica da literatura relevante, seguida pela condução de entrevistas com profissionais de RH de quatro empresas do setor de tecnologia, cada uma com até cem colaboradores. A pesquisa concentrou-se em avaliar, por meio dessas entrevistas detalhadas, o grau de preocupação das empresas em relação às dimensões propostas pelo FIB, tais como bem-estar psicológico, uso do tempo, vitalidade comunitária, cultura, saúde, educação, meio ambiente, padrão de vida e governança. A principal motivação deste estudo é obter resultados que permitam avaliar as práticas atuais e aprimorar a compreensão das empresas sobre o indicador FIB, uma vez que há uma escassez de estudos sobre o tema. As entrevistas revelaram que, apesar de as organizações analisadas desconhecerem o conceito, elas já adotam práticas similares às do indicador de Felicidade Interna Bruta.This study aims to conduct a comparison between the initiatives of the human resources department and the essential elements of the Gross National Happiness Index (GNH). To achieve this goal, a method was adopted that involved a critical review of relevant literature, followed by interviews with HR professionals from four technology companies, each with up to one hundred employees. The research focused on assessing, through these detailed interviews, the degree of concern the companies have regarding the dimensions proposed by the GNH, such as psychological well-being, time use, community vitality, culture, health, education, environment, living standards, and governance. The primary motivation for this study is to obtain results that allow for the evaluation of current practices and to enhance companies' understanding of the GNH indicator, given the scarcity of studies on the subject. The interviews revealed that although the analyzed organizations were unfamiliar with the concept, they already adopt practices similar to those of the Gross National Happiness indicator.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255663
Date: 2024-07-01


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