Desempenho em atividades e participação de crianças e adolescentes com paralisia cerebral no sul do Brasil

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Desempenho em atividades e participação de crianças e adolescentes com paralisia cerebral no sul do Brasil

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Título: Desempenho em atividades e participação de crianças e adolescentes com paralisia cerebral no sul do Brasil
Autor: Vefago, Lisiane Varela
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o desempenho nas atividades e participação de crianças e adolescentes com PC no sul do Brasil. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo e transversal com responsáveis por crianças e adolescentes. As coletas ocorreram online por plataformas digitais. Os dados foram obtidos através dos questionários “Fatores Contextuais”, “Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS)", "Sistema de Classificação da Habilidade Manual (MACS)", "Escala de Mobilidade Funcional (FMS)" e pelo "Pediatric Evaluation of Disability Inventory Computer Adaptive Test (PEDI-CAT)". Para análise dos dados utilizou-se o programa Epi Info™ 7.0, considerando p<0,05. Participaram 41 crianças e adolescentes, sendo a maioria GMFCS V (43,90%). Nos domínios “atividades diárias” e “mobilidade” do PEDI-CAT todos os participantes obtiveram resultados dentro do esperado, enquanto no “social/cognitivo” (97,56%) e “responsabilidades” (74,36%). No FMS 57,15% completaram 5 e 50 metros, porém, 54,30% não completaram 500 metros. Crianças e adolescentes com PC com maior comprometimento motor enfrentam maiores limitações em suas atividades e participação em comparação com os de menor comprometimento.The objective of this study was to analyze the performance in activities and participation of children and adolescents with CP in southern Brazil. To this end, a descriptive and cross-sectional study was carried out with those responsible for children and adolescents. Collections took place online via digital platforms. Data were obtained through the questionnaires “Contextual Factors”, “Gross Motor Function Classification System (GMFCS)”, “Manual Ability Classification System (MACS)”, “Functional Mobility Scale (FMS)” and the “Pediatric Evaluation of Disability Inventory Computer Adaptive Test (PEDI-CAT)". For data analysis, the Epi Info™ 7.0 program was used, considering p<0.05. 41 children and adolescents participated, the majority being GMFCS V (43.90%). In the FMS, 57.15% completed 5 and 50 meters, however, 54.30% did not complete 500 meters. Children and adolescents with CP with greater motor impairment face greater limitations in their activities and participation compared to those with less impairment
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Fisioterapia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255539
Data: 2024-06-14


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