Abstract:
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Nem sempre é possível ajustar a potência do motor àquela efetivamente necessária, e isso ocorre
por dois motivos. Em primeiro lugar, os motores são oferecidos em potências predeterminadas
e a montagem especial de um motor com potência diferente do padrão do fabricante não seria
viável economicamente. Em segundo lugar, ocorrem casos em que o regime de funcionamento
e carregamento das máquinas são variáveis. Essa pesquisa propõe analisar o dimensionamento
dos motores em regime de trabalho contínuo por análise do fator de carregamento, buscando
aprimorar a operação no que tange à melhoria da eficiência energética. Por definição, o fator
de carregamento é a quantidade de potência que o motor fornece à carga. Foram selecionados
dois equipamentos, sendo um torno mecânico e uma serra circular. Para a escolha dos
equipamentos levou-se em conta o grande índice de manutenções recorrentes nas partidas dos
motores por desligamento em razão de sinalizarem ruídos ao ligar e desligar, além de e
eventuais oscilações na rede elétrica. Cada motor trabalha sob um regime de trabalho
específico, sendo que para o regime contínuo deve-se especificar o motor para que operar entre
75% e 100% da carga, o que corresponde à faixa de maior rendimento do equipamento. Para se
verificar o potencial econômico deve-se consultar um roteiro prévio, estabelecido de acordo
com o catálogo de cada fabricante, no qual se pode averiguar a eficiência dos equipamentos. O
rendimento de um motor representa a relação entre a potência real ou útil que está sendo
transferida pelo eixo e a potência total absorvida pela rede, sendo que ambas são potências
ativas, ou seja, são as potências recebidas que se transformam em trabalho. O rendimento e o
fator de potência são grandezas diferentes, sendo que o primeiro serve para medir o quanto de
potência é perdida no sistema de transmissão e transformação de energia e o quanto é utilizada
de toda a potência recebida. Já o fator de potência serve para medir o quanto de potência realiza
trabalho na transformação de energia do sistema indutivo e o quanto está sendo utilizada para
criar o campo magnético indutivo de toda a potência recebida. É fato que um motor bem
dimensionado irá trabalhar em sua melhor região de operação. Na verdade, o conhecimento do
valor do rendimento é importante quando se deseja realizar análises econômicas de substituição
de motores, reparo ou compra de um novo motor. Assim, ao invés de usar métodos não
normalizados para se obter em campo um valor discutível do rendimento, o que se faz é
determinar o fator de carregamento. Se o fator de carregamento for maior que 75%, o motor
pode ser adequado. |