Proposta de framework para a internacionalização de clusters aplicado à um grupo de pequenas e médias empresas moveleiras de São Bento do Sul/SC

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Proposta de framework para a internacionalização de clusters aplicado à um grupo de pequenas e médias empresas moveleiras de São Bento do Sul/SC

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Título: Proposta de framework para a internacionalização de clusters aplicado à um grupo de pequenas e médias empresas moveleiras de São Bento do Sul/SC
Autor: Platen, Amably Cristina
Resumo: Com o avanço da globalização econômica e da internacionalização industrial, diversos recursos de produção foram alocados e reorganizados globalmente, acelerando o processo de globalização nas áreas de produção, comércio, investimento. Clusters, em sua essência, reúnem características que podem favorecer o desenvolvimento de atividades de internacionalização, principalmente para pequenas e médias empresas. No Brasil a indústria moveleira se destaca dentro da indústria de transformação em função da sua alta capacidade para geração de empregos, ampla abrangência no território nacional, pelo capital que o setor movimenta e pela grande quantidade de encadeamento a montante e a jusante de sua cadeia produtiva. Diversas e importantes aglomerações moveleiras são identificadas em todo o país, mas é no estado de Santa Catarina que se localiza o principal centro produtivo exportador do setor. A presente pesquisa tem por objetivo investigar como se iniciou e como se desenvolve a integração do cluster moveleiro de São Bento do Sul com o mercado externo, no âmbito das pequenas e médias empresas da região. Através de uma Revisão Sistemática de Literatura um framework foi proposto de maneira a caracterizar os principais aspectos envolvidos nos processos de internacionalização de clusters. A partir do framework proposto, uma pesquisa survey foi conduzida com uma amostra de 7 empresas produtoras e exportadoras de móveis na região. De forma geral esta pesquisa identificou a importância de fatores como a disponibilidade de matérias-primas, a cultura e reputação da região para a internacionalização destas firmas. Destaca-se que mesmo atuando de forma longeva e sustentável em mercados externos, as empresas da região ainda não estabelecem os preços e o design de seus produtos exportados. A partir do questionário aplicado ainda foi possível notar que as iniciativas de suporte locais aparentam perder sua influência ao longo dos últimos anos.Abstract: With the advance of economic globalization and industrial internationalization, various production resources have been allocated and reorganized globally, accelerating the process of globalization in the areas of production, trade and investment. Clusters, in essence, bring together characteristics that can favour the development of internationalization activities, especially for small and medium-sized companies. In Brazil, the furniture industry stands out within the manufacturing industry due to its high capacity to generate jobs, its wide coverage of the national territory, the capital that the sector moves and the large number of upstream and downstream links in its production chain. Several important furniture agglomerations have been identified throughout the country, but it is in the state of Santa Catarina that the sector's main export production center is located. The aim of this research is to investigate how the integration of the São Bento do Sul furniture cluster with the foreign market began and how it is developing, in the context of small and medium-sized companies in the region. Through a Systematic Literature Review, a framework was proposed to characterize the main aspects involved in the internationalization processes of clusters. Based on the proposed framework, a survey was conducted with a sample of 7 companies that produce and export furniture in the region. In general, this research identified the importance of factors such as the availability of raw materials, the culture and reputation of the region for the internationalization of these firms. It should be noted that even though they have been operating in foreign markets for a long time and are sustainable, companies in the region still do not set the prices and design of their exported products. The questionnaire also showed that local support initiatives appear to have lost their influence in recent years.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255072
Data: 2024


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