Implantação de Project Management Office (PMO) em organizações públicas de saneamento: uma proposta de framework

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Implantação de Project Management Office (PMO) em organizações públicas de saneamento: uma proposta de framework

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Título: Implantação de Project Management Office (PMO) em organizações públicas de saneamento: uma proposta de framework
Autor: Góes, Felipe
Resumo: O Novo Marco Regulatório do Saneamento (Lei 14.026/2020) impôs desafiadores compromissos às organizações que prestam serviços de água e esgoto no Brasil: 99% da população deverá ser atendida com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgotos domésticos até o ano de 2033. Dado o cenário atual, onde estes índices estão consideravelmente distantes das metas almejadas, considera-se que ações efetivas devem ser tomadas por parte destas organizações, as quais são majoritariamente públicas. Algo tradicionalmente observado entre estas organizações é o baixo grau de maturidade em gestão (especialmente a de projetos) e a pouca afeição a processos inovativos. Considera-se que tais desafios serão superados a partir de um processo profissional de gerenciamento de projetos e da exploração de novos modelos de negócio. A literatura selecionada indica que o uso de Project Management Office (PMO) possibilita o acesso a estes benefícios de forma corporativa. Contudo, não foi identificada na literatura um framework de implantação de PMO para ser utilizado especificamente por organizações de saneamento. Portanto, este trabalho propõe um framework de implantação de PMO em organizações públicas de saneamento. O framework GPSAN foi criado com base em uma revisão sistemática de literatura (RSL), a qual permitiu a identificação de quatro métodos de implantação e dezessete Fatores Críticos de Sucesso (FCS) relacionados à implantação de PMOs, e em um levantamento (survey) realizado junto a profissionais da área, os quais qualificaram os FCS para a indústria de saneamento. O método de implantação de PMO elencado para ser adaptado foi o PMO Value Ring. Os FCS mais relevantes selecionados pelos especialistas foram: falta de apoio pleno da alta gestão, maturidade inadequada em gestão de projetos e falha na definição do papel, da responsabilidade e da autoridade do PMO. O framework GPSAN, a partir das suas oito etapas, possibilita que organizações públicas de saneamento possam implantar um PMO com base nas suas necessidades, visando um plano de evolução do nível de maturidade em gestão interna. Dessa forma, os desafios impostos pela supracitada Lei podem ser apropriadamente endereçados.Abstract: The New Sanitation Regulatory Framework (Law 14.026/2020) has imposed challenging commitments on the organizations that provide water and sewage services in Brazil: 99% of the population should be served with drinking water and 90% with domestic sewage collection and treatment by 2033. Given the current scenario, where these rates are considerably far from the desired targets, it is considered that effective action should be taken by these organizations, which are mostly public. Something traditionally observed among these organizations is a low level of maturity in management (especially project management) and a low affection for innovative processes. It is thought that these challenges will be overcome through a professional project management process and the exploration of new business models. The selected literature indicates that the use of a Project Management Office (PMO) enables corporate access to these benefits. However, has not been identified in the literature a PMO implementation framework to be used specifically by sanitation organizations. Therefore, this paper proposes a PMO implementation framework for public sanitation organizations. The GPSAN framework was created based on a systematic literature review (SLR), which enabled the identification of four implementation methods and seventeen Critical Success Factors (CSFs) related to the implementation of PMOs, and on a survey of professionals in the field, who qualified the CSFs for the sanitation industry. The PMO implementation method selected for adaptation was the PMO Value Ring. The most relevant KSFs selected by the experts were: lack of full support from senior management, inadequate maturity in project management and failure to define the role, responsibility, and authority of the PMO. The GPSAN framework, based on its eight stages, enables public sanitation organizations to implement a PMO based on their needs, with a view to developing a plan for the level of maturity in internal management. In this way, the challenges imposed by the aforementioned law can be properly addressed.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255058
Data: 2024


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