Saberes e fazeres do Quilombo São Roque: subsídios para uma pedagogia quilombola na Educação de Jovens e Adultos

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Saberes e fazeres do Quilombo São Roque: subsídios para uma pedagogia quilombola na Educação de Jovens e Adultos

Mostrar registro completo

Título: Saberes e fazeres do Quilombo São Roque: subsídios para uma pedagogia quilombola na Educação de Jovens e Adultos
Autor: Christóvão, Silvia Regina Teixeira
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar os saberes e fazeres da Comunidade quilombola de São Roque, como subsídios para construção de uma pedagogia quilombola. A Comunidade localiza-se no Município de Praia Grande/SC e Mampituba/RS. Salienta-se que o processo histórico dos quilombos no Brasil aponta para resistência/insurgência diante do padrão de sociedade no qual foram incluídos nas comunidades quilombolas e esse passado de lutas e resistências se estendem até os dias atuais, viabilizando dessa maneira outras propostas de organização social, política e cultural. Na educação, parte-se do pressuposto de buscar outros olhares, e que esses possam orientar formas de pedagogias para uma educação antirracista e que esta reafirme a importância de se garantir a criação e a recriação física e cultural de comunidades que passaram séculos relegadas, margens às da sociedade e que ainda hoje enfrenta os efeitos desta negação e silenciamento. Outrossim, acredita-se que essas outras propostas se distinguem do padrão do Norte global, culminando em uma prática diferenciada, convergindo para uma educação decolonial. Esta pesquisa utiliza o referencial teórico situado em algumas africanidades tais como: Nascimento (2019), Munanga (1984) Beatriz Nascimento (1985), Moura (1993), Gomes (2005, 2017) Nunes (2006, 2016, 2014,), Passos (2010, 2012) ganchos (2010), Evaristo (2017, 2020). Utiliza os estudos pós-coloniais latino-americanos, Quijano (2005, 2007), Santos (2010, 2005,) Candau (2006, 2011). E também autores/as que dialogam diretamente com conceitos de quilombos, como Leite (1996, 2000, 2008); Almeida (2002) e no diálogo com Freire (2006, 1997, 1992). Metodologicamente, baseia-se na abordagem etnográfica, com base na observação participante e na história oral como metodologia interpretativa. Elencou-se como objetivos: analisar os saberes e fazeres da Comunidade de Remanescentes do Quilombo São Roque como subsídios para construção de uma pedagogia quilombola no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA); Identifique como a história da educação na comunidade contrasta e compare com a história da educação para os negros/as no Brasil. Os resultados da pesquisa apontam que, de maneira constitutiva, o território quilombola ressignifica os saberes/fazeres cotidianos da comunidade, inserindo no campo escolar e nas suas práticas, os elementos políticos e epistêmicos que partem da perspectiva dos quilombolas de São Roque.Abstract: The present study aimed to analyze the knowledge and practices of the quilombola community of São Roque as subsidies for the construction of a Quilombo pedagogy. The community is located in the municipalities of Praia Grande/SC and Mampituba/RS. It should be noted that the historical process of quilombos in Brazil points to resistance/insurgency in the face of the societal pattern in which quilombola communities were formed. This history of struggles and resistance extends to the present day, thus enabling other proposals for social, political, and cultural organization. In education, it is assumed that alternative perspectives should be sought to guide pedagogies for an anti-racist education that reaffirms the importance of ensuring the physical and cultural creation and recreation of communities that have been marginalized for centuries and still face the effects of denial and silencing today. Additionally, it is believed that these alternative proposals differ from the standard of the global North, leading to a differentiated practice that converges towards decolonial education. This research is based on theoretical references situated in some African studies such as Nascimento (2019), Munanga (1984), Beatriz Nascimento (1985), Moura (1993), Gomes (2005, 2017), Nunes (2006, 2016, 2014), Passos (2010, 2012), hooks (2010), Evaristo (2017, 2020). It also utilizes Latin American post-colonial studies by Quijano (2005, 2007), Santos (2010, 2005), Candau (2006, 2011). In addition, it engages with authors who directly address the concept of quilombos, such as Leite (1996, 2000, 2008), Almeida (2002), and engages in dialogue with Freire (2006, 1997, 1992). Methodologically, it is based on an ethnographic approach, employing participant observation and oral history as interpretative methodologies. The objectives of the study were: to analyze the knowledge and practices of the ?Comunidade de Remanescentes de Quilombo São Roque? as subsidies for the construction of a quilombola pedagogy in the field of Youth and Adult Education (EJA); to identify how the history of education in the community contrasts and compares with the history of education for black people in Brazil. The research results indicate that, in a constitutive manner, the quilombola territory resignifies the community's daily knowledge/practices, incorporating political and epistemic elements into the field of education and its practices from the perspective of the quilombolas of São Roque.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254868
Data: 2023


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PICH0282-T.pdf 55.38Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar