Organização das memórias e patrimônios culturais LGBTQIAPN+ de Florianópolis-SC sob a perspectiva da desclassificação

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Organização das memórias e patrimônios culturais LGBTQIAPN+ de Florianópolis-SC sob a perspectiva da desclassificação

Mostrar registro completo

Título: Organização das memórias e patrimônios culturais LGBTQIAPN+ de Florianópolis-SC sob a perspectiva da desclassificação
Autor: Vanin, Luís Fernando
Resumo: O campo da organização do conhecimento, inserido na área da Ciência da Informação, se dedica ao desenvolvimento de fundamentos e técnicas de seleção, organização, armazenamento, comunicação e recuperação dos documentos que transmitem saberes e informação, capazes de gerar novos conhecimentos. Via de regra, a organização do conhecimento se faz a partir de categorias preestabelecidas por uma determinada cultura hegemônica e totalizante, mediante uma lógica essencialista e hierarquizante, sem compreender a violência e o lugar hegemônico de onde partem suas propostas. Assim, a partir da percepção das problemáticas do campo da organização do conhecimento, buscamos aqui, amparar nossos olhares sob a perspectiva da desclassificação de García Gutiérrez, que propõe a introdução do pluralismo lógico e a aceitação da contradição como ferramentas fundamentais para a garantia de representar, organizar e promover o protagonismo de vozes marginalizadas e esquecidas/apagadas nos contextos de memórias e patrimônios culturais. Ao questionarmos como podemos mobilizar a organização de memórias, culturas e patrimônios LGBTQIAPN+ de modo a reduzir desigualdades, apagamentos e silenciamentos de grupos sociais marginalizados, estabelecemos o objetivo geral de investigar possibilidades de organizar as memórias e patrimônios culturais LGBTQIAPN+ de Florianópolis-SC, amparados pela perspectiva da desclassificação. Para isso, recorremos a metodologias das áreas das ciências humanas e sociais, utilizando-nos de entrevistas como método de coleta de dados e seguimos amparados na cartografia social e de sentimentos para a análise dos dados coletados. Ao estabelecer diálogos significativos com as pessoas entrevistadas, foi possível identificar fragmentos de memórias e patrimônios culturais, resultando na elaboração de listas de memórias e patrimônios culturais da comunidade LGBTQIAPN+ de Florianópolis, que servirão como base para estudos futuros. Durante nossa imersão nesta pesquisa, tecemos algumas premissas decoloniais, transculturais e desclassificatórias, para orientar os mediadores culturais na organização de memórias e patrimônios culturais da comunidade LGBTQIAPN+. Por fim, esta pesquisa é um convite para deslocarmos nossos olhares para as margens dos conhecimentos científicos e sociais, de modo a superarmos as lógicas opressoras, dominantes e universalistas que inferem violências simbólicas e epistemológicas na organização do conhecimento, para um conglomerado de indivíduos e grupos sociais. Assim, ao garantirmos o protagonismo das vozes que emergem dos guetos e favelas do conhecimento, estamos compartilhando sentimentos de renovação e revolução nos fazeres científicos e sociais. A diversidade deve ser garantida e ampliada a partir de posicionamentos críticos, especialmente na cientificidade, sendo onde nos encontramos para este profícuo diálogo.Abstract: The field of knowledge organization, inserted in the area of Information Science, is dedicated to the development of fundamentals and techniques for selection, organization, storage, communication and retrieval of documents that transmit knowledge and information, capable of generating new knowledge. As a rule, the organization of knowledge is based on categories pre-established by a certain hegemonic and totalizing culture, through an essentialist and hierarchical logic, without understanding the violence and the hegemonic place from which its proposals come. Thus, based on the perception of problems in the field of knowledge organization, we seek here to support our views from the perspective of García Gutiérrez's declassification, which proposes the introduction of logical pluralism and the acceptance of contradiction as fundamental tools to guarantee representation , organize and promote the protagonism of marginalized and forgotten/erased voices in the contexts of cultural memories and heritage. When questioning how we can mobilize the organization of LGBTQIAPN+ memories, cultures and heritage in order to reduce inequalities, erasures and silencing of marginalized social groups, we establish the general objective of investigating possibilities of organizing LGBTQIAPN+ memories and cultural heritage of Florianópolis-SC, supported by perspective of declassification. To do this, we used methodologies from the areas of human and social sciences, using interviews as a data collection method and using social and sentiment cartography to analyze the data collected. By establishing meaningful dialogues with the people interviewed, it was possible to identify fragments of memories and cultural heritage, resulting in the creation of list of memories and cultural heritage of the LGBTQIAPN+ community in Florianópolis, which will serve as a basis for future studies. During our immersion in this research we weaved some decolonial, transcultural and declassifying premises, to guide cultural mediators in the organization of memories and cultural heritage of the LGBTQIAPN+ community. Finally, This research is an invitation to move our gaze to the margins of scientific and social knowledge, in order to overcome the oppressive, dominant and universalist logics that infer symbolic and epistemological violence in the organization of knowledge, for a conglomerate of individuals and social groups. Thus, by guaranteeing the protagonism of the voices that emerge from the ghettos and slums of knowledge, we are sharing feelings of renewal and revolution in scientific and social activities. Diversity must be guaranteed and expanded based on critical positions, especially in science, which is where we meet for this fruitful dialogue.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254829
Data: 2024


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PCIN0346-D.pdf 8.911Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar