Gestão de Design e Design de Serviço: um diagnóstico no processo de desenvolvimento dos Projetos Tipo III na Embrapa Suínos e Aves

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Gestão de Design e Design de Serviço: um diagnóstico no processo de desenvolvimento dos Projetos Tipo III na Embrapa Suínos e Aves

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Title: Gestão de Design e Design de Serviço: um diagnóstico no processo de desenvolvimento dos Projetos Tipo III na Embrapa Suínos e Aves
Author: Schmitt, Marina
Abstract: A Embrapa Suínos e Aves é um centro de referência no desenvolvimento de conhecimentos e soluções para a cadeia de suínos e aves. Seu foco é fornecer, por meio de pesquisas, novos conhecimentos, produtos, processos e serviços alinhados às demandas das cadeias produtivas desses segmentos, aumentando a competitividade e a sustentabilidade. Por meio de projetos de inovação aberta, chamados Projetos Tipo III, uma instituição tem estimulado a formação de parcerias com agentes externos cujo objetivo é aumentar a inserção de seus ativos no cenário produtivo. Assim, a capacidade da empresa de gerar oportunidades de negócio depende cada vez mais do seu processo de inovação e gerenciamento. O design, aliado à gestão, emerge como estratégia para inovar, diferenciar ativos tecnológicos e contribuir para metas organizacionais. A pesquisa tem como objetivo diagnosticar e propor ações para o processo de desenvolvimento de projetos Tipo III da Embrapa Suínos e Aves, por meio da Gestão de Design e utilizando ferramentas do Design de Serviço. Quanto aos enquadramentos metodológicos, a pesquisa é definida como aplicada, com abordagem qualitativa e objetivo exploratório-descritivo. Os procedimentos técnicos são divididos em duas fases: (i) fundamentação teórica, construída a partir de uma pesquisa bibliográfica; (ii) um estudo de caso na Embrapa Suínos e Aves, estruturado em quatro etapas - identificar, levantar e organizar, diagnosticar e propor ações. Na etapa identificada foram encontrados dados sobre a Embrapa Suínos e Aves e seu contexto, organizando as informações em três blocos: produto; usuário; e, contexto. Já a fase de levantamento e organização teve como objetivo obter uma visão abrangente do desenvolvimento dos Projetos Tipo III, centrando-se nos líderes de projeto e utilizando as ferramentas persona, mapa da jornada do usuário e mapa de stakeholders. Na etapa de diagnóstico, desenvolveu-se um blueprint de serviço, destacando as potencialidades do Projeto Tipo III, como a aplicação prática do conhecimento, política de inovação, diversificação de fontes de recursos, técnico conhecimento e infraestrutura, dinamismo na gestão de recursos, políticas públicos e imagem institucional. Além disso, foram identificadas fragilidades, incluindo o risco de assumir atividades além da capacidade de entrega, burocracia, volatilidade no processo de contratação, divergências culturais, mudanças na gestão e rotatividade de funcionários em empresas privadas, e falta de clareza no processo pós-desenvolvimento fazer ativo. A etapa de proporção de ações refere-se à formulação de ações fundamentadas nas fragilidades e categorizadas conforme prazo de execução e níveis de Gestão de Design, como avaliação sistemática de oportunidades de negócios, estabelecimento de processos e parcerias, mecanismos adaptativos para requisitos contratuais, adoção de abordagens de design, centralização de documentos, comunicação transparente, treinamentos colaborativos, e formação de equipe especializada em negócios. A integração da Gestão de Design na Embrapa Suínos e Aves, por meio da designação de um gestor de design, visa coordenar a fusão de elementos de design e negócios nos Projetos Tipo III. No entanto, a implementação exige uma transformação cultural e organizacional gradual, partindo do nível operacional para alcançar a gestão funcional e estratégica do design, impulsionando a inovação.Abstract: Embrapa Suínos e Aves is a reference center in the development of knowledge and solutions for the swine and poultry chain. Its focus is to provide, through research, new knowledge, products, processes and services aligned with the demands of the production chains of these segments, aiming to increase competitiveness and sustainability. Through open innovation projects, called Type III Projects, the institution has encouraged the formation of partnerships with external agents whose purpose is to increase the insertion of its assets in the production scenario. Thus, the company's ability to generate business opportunities increasingly depends on its innovation and management process. Design, combined with management, emerges as a strategy to innovate, differentiate technological assets and contribute to organizational goals. The research aims to diagnose and propose actions for the development process of Type III projects at Embrapa Suínos e Aves, through Design Management and using Service Design tools. As for the methodological frameworks, the research is classified as applied, with a qualitative approach and exploratory-descriptive objective. The technical procedures are divided into two phases: (i) theoretical foundation, built from bibliographical research; (ii) a case study at Embrapa Suínos e Aves, structured in four stages - identify, survey and organize, diagnose and propose actions. In the identify stage, data were collected about Embrapa Suínos e Aves and its context, organizing the information into three blocks: product; user; and, context. The survey and organize phase aimed to obtain a comprehensive view of the development of Type III Projects, focusing on project leaders and using the persona tools, user journey map and stakeholder map. In the diagnosis stage, a service blueprint was developed, highlighting the potential of the Type III Project, such as the practical application of knowledge, innovation policy, diversification of resource sources, technical knowledge and infrastructure, dynamism in resource management, policies public and institutional image. Furthermore, weaknesses were identified, including the risk of taking on activities beyond delivery capacity, bureaucracy, volatility in the hiring process, cultural divergences, changes in management and employee turnover in private companies, and lack of clarity in the post-development process of the asset. The stage of proposing actions refers to the formulation of actions based on weaknesses and categorized according to execution time and levels of Design Management, such as systematic assessment of business opportunities, establishment of processes and partnerships, adaptive mechanisms for contractual requirements, adoption of design approaches, document centralization, transparent communication, collaborative training, and formation of a specialized business team. The integration of Design Management at Embrapa Suínos e Aves, through the appointment of a design manager, aims to coordinate the fusion of design and business elements in Type III Projects. However, implementation requires a gradual cultural and organizational transformation, starting from the operational level to achieve functional and strategic design management, driving innovation.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254824
Date: 2024


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