dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cardoso, Carolina Ribeiro |
|
dc.contributor.author |
Siqueira, Lucimari de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-19T22:49:53Z |
|
dc.date.available |
2024-03-19T22:49:53Z |
|
dc.date.issued |
2023-12-01 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254787 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objeto de estudo a Educação para as Relações Étnico-Raciais. O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições da Didática para a construção de uma Educação para as Relações Étnico-Raciais no contexto da educação básica. Os objetivos específicos foram: a) localizar estudos que apresentassem práticas de ensino voltadas para a educação das Relações Étnico-Raciais; b) identificar as estratégias didáticas antirracistas; c) destacar os principais referenciais teóricos sobre a temática mobilizados nos estudos; d) identificar o gênero e região de vínculo dos autores. A abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa, exploratória, de base bibliográfica. Para tanto, realizou-se um levantamento acerca deste tema nos anais do Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (Endipe), considerando as edições ocorridas nos anos de 2016, 2018, 2020 e 2022. A pesquisa buscou responder às seguintes problemáticas: Quais as contribuições da área da Didática para a construção de uma educação para as Relações Étnico-Raciais? O tema tem sido objeto de estudo nos trabalhos apresentados no Endipe? Quais práticas de educação antirracistas podem ser identificadas, especialmente considerando as etapas da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental? O estudo tomou como referencial teórico autores/as de reconhecidos da área da Didática, como José Carlos Libâneo (2013) e Vera Maria Candau (2018), e autores/as que se dedicaram ao estudo das Relações Étnico-Raciais, tais como Nilma Lino Gomes (2011, 2017), Kabengele Munanga (2005), bell hooks (2013), entre outros. Os resultados apontam para um significativo aumento dos estudos sobre Relações Étnico-Raciais no campo da Didática, ainda que hajam poucos trabalhos sobre práticas pedagógicas antirracistas apresentados no Endipe. |
pt_BR |
dc.format.extent |
50 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
didática; educação; relações étnico-raciais; estratégias didáticas antirracistas. |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições da Didática para uma Educação das relações étnico-raciais: um balanço de produções do endipe (2016-2022) |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |