Abstract:
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: O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo conhecer os sentidos sociais, históricos e de docentes atribuídos à socioeducação brasileira através de uma pesquisa bibliográfica. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental na área da educação. A Socioeducação é um conjunto de práticas, serviços e programas voltadas à responsabilização de jovens que cometeram ato infracional, essa medida está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Assim, neste trabalho, apresenta-se o contexto histórico da doutrina de proteção integral das crianças e adolescentes adentrando na Socioeducação e as políticas públicas destinadas a esses sujeitos. A Socioeducação tem como um dos eixos a educação, considerada como possibilidade de propiciar a transformação do sujeito e suas práticas, sendo o/a professor/a um dos responsáveis por essa ampliação de visões de futuro e conscientização. Diante disso, expomos a falta de formação contextualizada e significativa dos professores/as atuantes nesses contextos e seus desafios, vivências e experiências. Buscamos realizar buscas nas produções acadêmicas com foco nos/as professores/as atuantes nos contextos socioeducativos, para compreender os sentidos a eles/elas atribuídos à docência. Para tanto, foram selecionadas teses e dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD. No fim desta pesquisa, sinalizamos dificuldades e limites vivenciados por professores/as nos contextos socioeducativos, destacamos os protocolos de segurança e a barragem de materiais didáticos diversificados, a defasagem escolar e a rotatividade de estudantes. Quanto aos caminhos e possibilidades encontrados através da troca entre pares e com os estudantes, destacamos a liberdade com relação ao currículo, a possibilidade de transformação das realidades vivenciadas pelos jovens e seus futuros e a valorização profissional por parte dos estudantes. Constata-se a negligência social e governamental direcionada aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa e aos/às professores/as atuantes nesses contextos, demonstrando oferta de uma a educação precária e desconexa de sentidos e das realidades vividas pelos sujeitos a quem a ela é direcionada. |