Cerveja: panorama do mercado, produção artesanal, e avaliação de aceitação e preferência.

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Cerveja: panorama do mercado, produção artesanal, e avaliação de aceitação e preferência.

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ninow, Jorge Luiz
dc.contributor.author Matos, Ricardo Augusto Grasel
dc.coverage.spatial Florianópolis, SC. pt_BR
dc.date.accessioned 2012-08-06T12:51:01Z
dc.date.available 2012-08-06T12:51:01Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25472
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Curso de Agronomia. pt_BR
dc.description.abstract O Brasil tem o mercado de cervejas altamente disputado, devido ao potencial de consumo da bebida entre os brasileiros. Porém, ao mesmo tempo em que as maiores empresas cervejeiras do mundo estão inseridas nesse mercado, produzindo basicamente cervejas altamente populares como a Pilsen, têm surgido muitas novas pequenas empresas oferecendo cervejas diferenciadas – conhecidas como microcervejarias, ou cervejarias artesanais. Enquanto as grandes empresas crescem 7% ao ano, as microcervejarias alcançam crescimento anual de 14%. Em 2006, existiam 60 microcervejarias no Brasil, e hoje, existem mais de 180. O grande diferencial de uma microcervejaria de sucesso, hoje, pode-se dizer que é um produto de alta qualidade sensorial, bem como um planejamento administrativo bem feito. Dentro dessas ideias, para entender melhor sobre esse tipo de negócio, foram produzidas artesanalmente cervejas de três estilos – Pilsen, Pale Ale e Trigo – com o intuito de testar sua aceitação perante 50 consumidores habituais de cerveja, destreinados, bem como testar a preferência do mesmo número de pessoas entre a cerveja de Trigo produzida, e uma de marca comercial; além disso, através de pesquisa diretamente com as fábricas, e revisão bibliográfica, fez-se um panorama do mercado. As cervejas Pilsen e Pale Ale tiveram alta aceitação. A cerveja de Trigo ficou com uma média estatisticamente inferior à média da cerveja de marca comercial em uma das análises feitas, porém em uma segunda análise, não houve diferença estatística quanto à preferência. pt_BR
dc.format.extent 78 p. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject mercado pt_BR
dc.subject cervejas pt_BR
dc.subject microcervejarias pt_BR
dc.subject qualidade sensorial pt_BR
dc.title Cerveja: panorama do mercado, produção artesanal, e avaliação de aceitação e preferência. pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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