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Introduzir, desde a infância, experiências multiculturais auxilia no desenvolvimento cognitivo e acadêmico das crianças, além de aprimorar suas habilidades sociais. A arquitetura auxilia no desenvolvimento de espaços que incentivem o acesso à educação completa e inclusiva, com atividades culturais, esportivas e recreativas,que auxiliem na transformação social. O presente trabalho refere-se ao trabalho de conclusão de curso de arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil, e trata-se da análise do meio urbano da cidade de Florianópolis e sua arquitetura, como objeto de transformação social para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Como resultado, apresenta-se o projeto arquitetônico de um complexo de incentivo à cultura e educação para a região continental da cidade. A escolha do local surge através da análise de diversos aspectos urbanos e sociais da região, o vazio urbano está inserido em uma área de importante conexão entre os bairros continentais e a parte insular de Florianópolis. O terreno localiza-se na Avenida Ivo Silveira, ao lado do prédio da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, em um local de acesso facilitado por todos os modais de transporte. O espaço também abriga o Centro Comunitário de Capoeiras, o NEIM Machado de Assis, o CRAS de capoeiras e o Arquivo Central da Secretaria de Mobilidade do Estado. A região continental da cidade de Florianópolis é bastante densa e consolidada, através de um olhar aprofundado para os bairros nota-se a carência de espaços públicos de lazer e de assistencialismo para as famílias mais carentes. O bairro Capoeiras está no eixo central, com escolas e creches próximas e com acesso facilitado, potencializando a proposta de um espaço de igualdade, onde o aprendizado seja parte leve do processo de desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. |
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