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Diante dos atuais desafios das práticas em saúde, que incluem a discussão sobre corporalidade e alimentação, é imperativo avançar nos debates acerca de novas técnicas e instrumentos de Educação em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência de estruturação e indicar as potencialidades do uso de uma ferramenta de Educação em Saúde denominada "Tarot de Alimentação e Corporeidade". O Tarot foi desenvolvido em resposta à demanda de um evento de saúde realizado no município de Florianópolis, Santa Catarina. A ferramenta é composta por oito cartas, contendo frases e imagens em ambos os lados, abordando temas relacionados à alimentação, corpo, atividade física e saúde. A face disparadora fica voltada para cima, permitindo que o participante escolha quantas cartas deseja conforme a temática que pretende abordar no momento. Em seguida, a carta é virada, dando início a reflexões dialógicas que colaboram para o processo terapêutico. O relato contribui para a discussão sobre metodologias ativas e lúdicas de Educação em Saúde, evidenciando o potencial desta ferramenta tanto no SUS quanto em outros espaços. |
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