Abstract:
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A formação teórico-prática proporcionada pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família (REMULTISF) conduz o residente ao conhecimento humanizado e universal da saúde, capacitando-o a ampliar horizontes pedagógicos na formação como sujeito e profissional. O objetivo deste trabalho consiste em analisar, de maneira interdisciplinar e reflexiva o estágio extramuros, com o intuito de destacar a interseção entre saúde bucal, educação e interculturalidade na sociedade guineense A metodologia deste relato fundamenta-se em uma narrativa (auto) biográfica com sistematização da construção histórica do fato experenciado. A vivência ocorreu durante o estágio extramuros de uma residente do programa de residência da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, em Guiné-Bissau, país situado na África Ocidental, a fim de descrever a experiência vivida no Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM) e as ações de prevenção e promoção em saúde bucal na cidade de Bissau. Questões referentes à afrocentricidade, pedagogia e determinantes sociais do processo saúde-doença foram identificados e analisados. Através desta narrativa (auto)biográfica, evidenciou-se que o estágio extramuros ampliou a autonomia e habilidades pessoais da residente. Além disso, destaca-se a aplicação dos ensinamentos teórico-práticos do SUS para além do contexto brasileiro, bem como a importância da educação em saúde como uma prática integral e impulsionadora de mudanças na saúde bucal de Guiné-Bissau. |