Abstract:
|
Este trabalho aborda a implementação de um Sistema de Execução de Manufatura (MES) em ambientes industriais, visando otimizar a gestão de processos e aprimorar a eficiência operacional. O problema identificado reside na dificuldade de engajar os usuários no pleno aproveitamento do MES, resultando em subutilização e impacto negativo no desempenho global.
A solução proposta consiste na integração de elementos de gamificação no MES, explorando estratégias para motivar e engajar os usuários. A gamificação é aplicada como ferramenta para estimular a participação ativa, promover a competição saudável e elevar o interesse dos colaboradores nas atividades relacionadas ao sistema MES.
A metodologia adotada envolveu uma revisão bibliográfica sobre sistemas MES e gamificação. Além disso, foram analisados casos de sucesso na aplicação de gamificação. E, através das revisões o desenvolvimento se baseou em metodologias ágeis como Scrum e Kanban.
O projeto, embora ainda não tenha apresentado resultados tangíveis devido a limitações de tempo, baseia-se na busca por melhores desempenhos no engajamento dos usuários para otimizar a utilização do sistema. A estratégia adotada prevê ajustes contínuos à medida que a compreensão dos usuários se aprofunda, visando alcançar os objetivos fundamentais da HarboR e de seus clientes. O foco principal está na criação de mecanismos para envolver e fidelizar os clientes, promovendo, por conseguinte, um crescimento sustentável da Harbor e das empresas usuárias do sistema no setor específico. |