Um estudo histórico-epistemológico sobre a descoberta da matéria escura e o protagonismo da pesquisa desenvolvida por Vera Rubin

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Um estudo histórico-epistemológico sobre a descoberta da matéria escura e o protagonismo da pesquisa desenvolvida por Vera Rubin

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Título: Um estudo histórico-epistemológico sobre a descoberta da matéria escura e o protagonismo da pesquisa desenvolvida por Vera Rubin
Autor: Medeiros, Julia
Resumo: Na busca por uma educação em ciências que ultrapasse a simples exposição dos resultados científicos, várias pesquisas na área de ensino são desenvolvidas para que tal concepção, ancorada em idealizações sobre a universalidade, neutralidade e objetividade da Ciência, deixe de ser associada ao processo de construção dos conhecimentos científicos. A linha temática de Epistemologia, Filosofia e História da Ciência constitui a grande área de pesquisa em ensino de Física e, orienta e motiva as investigações sobre o tema, a partir das demandas educacionais. Dentre as contribuições dessas pesquisas, tem-se a construção de uma nova visão de mundo a respeito da prática científica a partir da compreensão da ciência em sua forma mais plural e diversa. Nesse sentido, as narrativas históricas destacam-se como importantes recursos para professores e alunos, podendo propiciar discussões acerca da História e da Filosofia da Ciência (HFC) e reflexões sobre a Natureza da Ciência (NdC) em sala de aula. Além disso, oferecem uma maior visibilidade à representação de mulheres em espaços de construção de conhecimento científico ao evidenciar suas contribuições. Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um estudo histórico-epistemológico sobre a pesquisa da matéria escura, destacando o papel da astrônoma estadunidense Vera Rubin. Considerando os pressupostos epistemológicos de Thomas Kuhn, foram erigidos textos organizados no formato de artigos baseando-se em fontes de literatura primária e secundária. O estudo historiográfico do evento protagonizado por Rubin traz pertinentes aspectos da NdC, assim como elementos relacionados às questões de Gênero e Ciência com destaque em sua trajetória de vida acadêmica. Para a análise dessas relações, fundamentou-se na perspectiva de Londa Schiebinger. No contexto da educação básica, acredita-se que o trabalho possa auxiliar na apresentação histórica relativa aos estudos da matéria escura, articuladamente, ressaltando o relevante papel das mulheres na Ciência.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Física.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254430
Data: 2024-02-09


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