Caminhar e cartografar: reconhecimento das ruínas pós-industriais da antiga ferrovia em São Vicente

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Caminhar e cartografar: reconhecimento das ruínas pós-industriais da antiga ferrovia em São Vicente

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Título: Caminhar e cartografar: reconhecimento das ruínas pós-industriais da antiga ferrovia em São Vicente
Autor: Romão, Kauê Marques
Resumo: A cidade de São Vicente, no litoral paulista, passou por transformações econômicas e urbanas e recebeu durante o ciclo do café a implantação de duas linhas ferroviárias em seu território no século XX. A partir da implantação da ferrovia, foram construídas oito estações ferroviárias na serra e na barreira continental da cidade, sendo a primeira, Samaritá, pertencente ao ramal Mairinque-Santos, da Estrada de Ferro Sorocabana. A partir da pesquisa em acervos por meio de livros, artigos, mapas e imagens foi possível compreender a implantação do leito férreo na região continental da cidade, local onde surgiram novos agrupamentos urbanos derivados dos caminhos da estrada de ferro. Contudo, o município passou por uma subsequente desindustrialização ferroviária no início do século XXI. Existem resquícios urbanos pelo abandono do leito férreo. A paisagem da cidade, ao passar pelas transformações adjacentes à ferrovia, voltou a se transformar em uma paisagem de caráter pós-industrial. Diante da importância histórica e do quadro atual da mesma, a pesquisa tem como objetivo fazer um levantamento do patrimônio ferroviário remanescente, de maneira a construir uma leitura estética da paisagem e a análise das paisagens pós-industriais encontradas no ocorrido do objeto na área continental de São Vicente, através de um entendimento sobre o apogeu e a decadência do patrimônio ferroviário e industrial da cidade. Assim, compreender essa malha ferroviária e industrial, de tamanha importância histórica e esses registros estão perdendo, junto com o patrimônio de fato, feito através de uma leitura de seu território, revelado principalmente pela caminhada pela ferrovia e pelo uso do método cartográfico que possibilita o registro do encontro com Outros ? habitantes do leito ferroviário. Nesse sentido, a pesquisa se desenvolve entre a desindustrialização e os usos possíveis por aqueles que habitam os espaços que foram abandonados pela ferrovia. Como resultado dos encontros das caminhadas, foram registrados as diversas formas de ocupar e habitar o território à margem dos trilhos em expressões cartográficas, ao ou relacionado à perda da memória ferroviária e das relações emergentes entre os novos usuários do espaço e da ferrovia desativada em meio a cidade contemporânea.Abstract: The city of São Vicente, on the coast of São Paulo, underwent economic and urban transformations and, during the coffee cycle, two railroad lines were built through its territory in the 20th century. Eight railroad stations were built in the hills and on the city's continental plain, the first of which, Samaritá, belonged to the Mairinque-Santos branch of the Sorocabana Railroad. From researching collections of books, articles, maps and images, it was possible to understand the establishment of the railroad bed in the city's mainland region, where new urban groupings emerged as a result of the railroad tracks. However, the municipality went through a subsequent railway deindustrialization at the beginning of the 21st century. There are urban remnants from the abandonment of the railway bed. The city's landscape, as it underwent the transformations brought about by the railroad, was once again transformed into a postindustrial landscape. In view of its historical importance and current situation, the aim of this research is to survey the remaining railway heritage in order to construct an aesthetic reading of the landscape and an analysis of the post-industrial landscapes found throughout the object in the mainland area of São Vicente, through an understanding of the heyday and decline of the city's railway and industrial heritage. Thus, understanding this railroad and industrial network, of such historical importance and whose records are being lost, along with the actual heritage, is done through a reading of its territory, revealed mainly by walking along the railroad and by using the cartographic method that makes it possible to record the encounter with Others - inhabitants of the railroad bed. In this sense, the research develops reflections between deindustrialization and the possible uses by those who inhabit the spaces that were abandoned by the railroad. As a result of the walking encounters, the various ways of occupying and inhabiting the territory on the edge of the tracks were recorded in cartographic expressions, relating the loss of railroad memory and the emerging relationships between the new users of the space and the deactivated railroad in the midst of the contemporary city.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254353
Data: 2024


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